10 dicas para atrair e fidelizar clientes usando as mídias sociais

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Muitas empresas querem atrair e fidelizar clientes, mas poucas sabem que isso é possível por meio das mídias sociais. Isso mesmo, o Facebook, o Instagram, o Snapchat e outras mídias estão envolvidas nas estratégias de marketing digital das principais agências especializadas.

Estar nessas mídias é importante também para construir a presença digital do seu negócio. As pessoas precisam ver você — não de qualquer maneira, e sim por meio de postagens de qualidade, que ofereçam valor ao seu público.

E para você não ficar de fora dessa, elaboramos uma lista com as melhores dicas para atrair e fidelizar clientes por meio das mídias sociais. Confira!

1. Utilize os espaços específicos para empresas


Atualmente, praticamente todas as redes sociais possuem espaços específicos para empresas promoverem sua marca e atraírem clientes.

É importante que você utilize esses espaços, porque eles oferecem funcionalidades importantes para o seu negócio, como a geração de relatórios de desempenho e a possibilidade de campanhas patrocinadas para gerar maior alcance.

2. Tenha um cronograma de postagens


Um trabalho profissional que gere resultados precisa ser bem planejado, por isso, tenha um cronograma de postagens. É essencial que ele possua:

  • Tema das postagens;

  • Imagens e links que serão utilizados;

  • Formato do post (texto, imagem, vídeo);

  • Mídias nas quais os posts serão publicados;

  • Datas e horários das postagens.

Analise essas postagens por um período e veja quais estão gerando mais atração e engajamento dos seguidores. Explore-as nos seus próximos cronogramas.

3. Crie campanhas patrocinadas para atrair clientes


As postagens orgânicas (não pagas) são essenciais, afinal, sua página não pode ficar vazia. Mas depender apenas do tráfego orgânico é um erro. Invista uma parte do seu orçamento em campanhas patrocinadas.

Nelas, você pode segmentar seu público para que seus anúncios sejam exibidos apenas pelos usuários que tenham algum interesse no seu negócio. Crie campanhas para pessoas que já curtiram sua página e faça a divulgação de um lançamento ou promoção, incentivando a fidelização de clientes. Você também pode exibir o anúncio para quem ainda não é seu seguidor, como forma de divulgar sua marca.

4. Estimule a interação para fidelizar clientes


Para manter seus clientes sempre próximos da sua empresa, é importante que você estimule a interação entre vocês. Ao postar, peça para que comentem a respeito, ou compartilhem com os amigos.

O monitoramento é essencial. Todo comentário deve ser respondido de forma gentil e pessoal. Caso o comentário seja uma queixa, jamais envie respostas automáticas, que não resolvem o problema do usuário. Usar emoticons é sempre visto como uma atitude simpática. Não exagere, mas pode utilizá-los sim.

5. Seja sincero sempre


As pessoas detestam ser enroladas ou enganadas. Por isso, se tem um fato que todos estão sabendo como aconteceu, não tente maquiar a história. Seja sincero. Se for um erro da empresa, assuma e explique o que estão fazendo para corrigi-lo.

A transparência é fundamental para fidelizar seus clientes. Se usar uma mensagem clara e sincera, seus próprios clientes poderão partir em sua defesa. Essa é a maior prova de que suas ações para fidelizar clientes estão tendo os resultados que você esperava.

6. Agregue valor à sua empresa


Algumas pessoas usam as mídias sociais apenas para divulgar sua marca, postando imagens repetitivas da empresa e dos produtos que oferecem.

Essas postagens são bastante similares aos anúncios, e nem todo mundo vê isso com bons olhos. Por isso, agregue valor ao que você posta, e esse valor será direcionado à sua empresa.

Quer um exemplo? Se você tem uma loja virtual que comercializa cosméticos, em vez de postar imagens dos seus produtos com o preço, tente falar primeiro como seus seguidores poderão ter uma pele mais macia, ou evitar manchas indesejadas no rosto, por exemplo.

Poste uma informação que irá ajudar seu público e deixe subentendido que determinado produto pode oferecer benefícios. Postagens assim têm maiores taxas de engajamento e compartilhamento.

7. Fale sobre tendências para fidelizar clientes


As pessoas adoram saber os assuntos que estão em alta. Procure pelas maiores tendências da sua área de comercialização e mantenha seu público informado. Pense: “Por que alguém seguiria a minha página no Facebook?”, por exemplo. Um dos motivos pode ser o desejo de se manter informado sobre as tendências do momento.

Além disso, seu público verá que sua marca está por dentro das novidades. Mais uma forma de fidelizar clientes!

8. Estimule que falem de você


Citações positivas da sua empresa nas mídias sociais são excelentes para atrair e fidelizar clientes. Incentive isso! Crie campanhas em que os compradores ganhem um brinde, por exemplo, se postarem em seus canais fotos ou comentários sobre a experiência positiva que tiveram.

Existe propaganda melhor do que seus próprios clientes deixarem depoimentos sobre o quanto estão felizes após fazerem negócio com sua empresa? Explore isso a seu favor!

9. Aceite as críticas de forma gentil


Quando abrimos um espaço muito grande para que nosso público interaja por meio das nossas mídias, temos que estar preparados para o lado negativo, pois nem todo mundo deixará um depoimento favorável. Críticas ruins também poderão ficar expostas para toda a rede.

O que fazer com isso? Aceite! É a melhor forma de lidar com a situação. Jamais apague o comentário e nunca seja rude com a pessoa que fez a crítica. Revidar só irá provocar indignação contra sua empresa.

Agradeça pelo parecer, diga que sente muito pelo ocorrido, e solicite que entre em contato por um canal alternativo para dar prosseguimento à resolução do problema.

10. Monitore todas as ações


Acompanhar o desempenho das suas mídias sociais é fundamental. Somente assim você saberá de quais produtos ou serviços os consumidores mais gostaram, e quais não foram bem tão recebidos pelos clientes. É preciso saber o que desperta mais atenção e engajamento para fidelizar clientes.

Monitore as ações do seu público, mas não se esqueça dos seus concorrentes: o que eles estão postando? Você já deu uma olhada? Do que eles gostam? O que gera mais interação com o público? De que forma você pode melhorar os canais da sua empresa, de acordo com o que observou?

Utilize as informações do monitoramento para construir planejamentos e cronogramas cada vez mais apurados e assertivos. Há muitas estratégias de mídias sociais que podem ser utilizadas, mas só conseguirá saber quais são as ideais para o seu negócio quando colocá-las em prática, observar a reação do público e dos concorrentes, e avaliar a sua presença digital que foi construída nesse ambiente virtual.

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