E-mail Marketing: eficiente, porém negligenciado

Fonte: E-Commerce News

 

Apesar de o Brasil ter alcançado um crescimento na taxa de entregabilidade, o país registrou queda no índice de leitura de e-mails com campanhas de marketing – atualmente, 67% dos e-mails chegam à caixa de entrada, 17% caem na caixa de spam e 16% são perdidas ou bloqueadas. Os dados são do levantamento Estudo de Email Intelligence, realizado pela Return Path, especializada em e-mail intelligence, divulgados no último dia 6.

O estudo ressalta que, na América Latina, a taxa de entrega em caixa de entrada é de 72%, enquanto o spam fica em 10% e mensagens bloqueadas ou perdidas totalizam 18%, enquanto nos Estados Unidos, tais índices são de 88%, 6% e 6%, respectivamente. “Os números mostram que existe uma grande oportunidade para o profissional de marketing brasileiro aprimorar suas práticas de envio, melhorar as taxas de entrega na caixa de entrada e, consequentemente, aumentar o retorno de suas campanhas. Estamos trabalhando em parceria com empresas que enviam grandes volumes de e-mails, ESPs e provedores para fortalecer o ecossistema brasileiro de e-mail e melhorar cada vez mais estes números”, enfatiza Louis Bucciarelli, country manager da Return Path no Brasil.

A pesquisa também conferiu o desempenho do campo – assunto – em e-mails de varejistas oferecendo frete grátis, valor e/ou porcentagem de desconto ou alguma combinação desses temas. Entre os 100 maiores varejistas do comércio eletrônico, as mensagens com “porcentagem de desconto” alcançaram uma taxa de leitura de 14%, versus 12% dos outros. “Como o tempo de atenção do consumidor atual é limitado e a competição para conquistá-la é grande, tem se tornado extremamente importante que as marcas se adaptem para customizar suas mensagens e conseguir o maior ROI no canal de e-mails. Esses dados mostram uma clara oportunidade para que profissionais de marketing utilizem análises e obtenham inteligência sobre quais táticas funcionam melhor com assinantes, enquanto também mostram o quanto o engajamento depende da construção de fortes marcas e de reputação”, reforça Matt Blumberg, CEO da Return Path.

Outro dado relevante é sobre o uso de dispositivos móveis e as boas perspectivas para as campanhas em mobile. De acordo com o levantamento, cada vez mais os consumidores abrem e-mails em dispositivos móveis, alcançando maiores índices nos finais de semana, com taxas de abertura superiores a 50% para os 100 maiores varejistas da internet.