Relatórios precisam ser fáceis e acessíveis

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Relatório fácil e acessível gera insights positivos para a marca


Para acompanhar o andamento de um e-commerce e ter uma visão geral do que acontece na sua e-loja é necessário apostar em plataformas com recursos completos e avançados no quesito gerenciamento. As informações e dados que a empresa gera não podem ser esquecidos ou deixados de lado. Eles demonstram todo o engajamento da equipe de atendimento, mostram se as ações planejadas realmente foram eficazes e revelam se a empresa atingiu o objetivo de captar clientes fieis a marca. Por isso, relatórios eficientes, acessíveis e fáceis de serem compreendidos devem fazer parte da plataforma de e-commerce escolhida para efetivamente auxiliar nas estratégias de venda do seu negócio.

As estatísticas não podem ser encaradas apenas como números. O controle de cada um dos setores e o registro das atividades realizadas ajudam você a gerir a loja da melhor maneira e a gerar insights positivos para a empresa, como conhecer a fundo os clientes, saber o que está funcionando de acordo com o planejamento inicial (e o que pode ou deve ser modificado) e entender a maneira como a sua loja se comporta no mercado. Dessa forma, o que foi feito não se perde e a empresa pode realizar novas ações a partir dos resultados obtidos nos relatórios.

O que a plataforma precisa ter para manter o cliente ativo e gerar bons relatórios


Técnicas avançadas de pesquisa: Para que o cliente não desista da compra e os relatórios reportem o nível de engajamento esperado do consumidor com a marca, invista em técnicas avançadas de pesquisa. Quando o consumidor acessa o seu e-commerce, não é interessante para a sua loja que ele encontre obstáculos até chegar ao produto desejado. Por isso, ao usar a ferramenta de busca, ele deve encontrar facilmente o que procura.

Pensando em ajudar o cliente na jornada de compra, as opções de busca dos produtos precisam deixar ela à vontade, com recursos como pesquisa fonética que corrige rapidamente a palavra escrita pelo cliente e uma pesquisa com sugestões instantâneas que possibilita ao consumidor encontrar o que procura sem precisar terminar a digitação. Outra característica desejável é a opção de o cliente filtrar a busca para encontrar os produtos por cor, tamanho, marca e outros atributos, simplificando o processo de escolha, além de ter os artigos, preços e estoque sincronizados, com clusters de pesquisas totalmente integrados com a plataforma, como acontece com a EZ Commerce.

Integrar a plataforma a um sistema de gestão (ERP): O objetivo é reduzir as chances de erro nos relatórios. Para isso, a empresa funciona de maneira organizada e tem todas as informações em um único software. Com um sistema de planejamento de recursos da empresa (um ERP integrado à plataforma), é possível centralizar o acompanhamento de todos os processos envolvidos na gestão da sua loja virtual, facilitando a hora de gerar os resultados da empresa.

Principais vantagens dos relatórios completos


Relacionamento entre cliente e empresa: Com relatórios completos, acessíveis e fáceis de serem manuseados dentro da plataforma, é possível otimizar a gestão do relacionamento entre cliente e empresa. De acordo com dados do primeiro semestre de 2016 divulgados pelo 34º WebShoppers, relatório especializado em informações do comércio eletrônico no Brasil, houve aumento de 31% em consumidores virtuais ativos, que realizaram pelo menos uma compra no período. Ou seja, somente no primeiro semestre deste ano, cresceu o número de pessoas trafegando pelo comércio online em busca de produtos podendo conhecer a sua loja e se tornar um cliente da marca.

Mas para saber quem são esses consumidores, quais são as suas intenções de compra e em qual segmento eles se encaixam, é preciso trabalhar com relatórios como o da EZ, que fornecem ao dono do e-commerce a quantidade de pedidos por período (dia, mês e ano), armazena o cadastro dos clientes, tem o controle do estoque e dos produtos que estão com estoque baixo, do número de acessos por período (dia, mês e ano) e de realizar o cruzamento de dados fazendo a relação entre acesso e pedido. Assim, aquele consumidor, cada vez mais engajado no processo de compra, passa a fazer parte das estratégias do seu plano de negócio e o que poderia ser apenas um apanhado de dados, agora faz sentido para a marca.

Registro de interações: O controle e o registro das interações dos clientes com a marca são muito importantes para que as empresas consigam avaliar os pontos positivos e negativos das ações, além de possibilitar o desenvolvimento de estratégias que facilitem o trabalho da equipe de atendimento, otimizando também a jornada de compra do consumidor, que pode ficar mais satisfeito com a sua marca.

Ao utilizar a plataforma da EZ, por exemplo, você conhece o comportamento dos clientes também pela análise de cliques e pedidos e, com isso, pode recomendar produtos de acordo com o histórico de cada um ao saber o que a pessoa comprou, o que ela viu dentro da sua loja, quais foram os produtos mais acessados, os mais vendidos, etc. O relatório faz todo esse registro e permite que você acompanhe o histórico de cada um, seja no processo de compra ou no atendimento solicitado. Com isso, é possível entender melhor o cliente e reconhecer os pontos críticos do seu negócio.

Segmentação: A partir do resultado dos relatórios, você pode segmentar os consumidores por perfil e público e desenvolver ações pontuais (e mais assertivas). Com o sistema de gestão ERP, por exemplo, é possível gerenciar melhor as campanhas segmentadas, como as de frete grátis por localidade ou aqueles descontos que ficam cada vez melhores à medida que o cliente compra mais de determinado produto, marca ou seção, que são possíveis quando se utiliza a plataforma da EZ, exigindo menos esforços e gerando maiores taxas de conversão. A interação entre ERP e e-commerce, então, oferece agilidade na hora de analisar os resultados dessas ações.

Identificação de compras não concluídas: Ao acompanhar os carrinhos de compras abandonados e identificar aqueles produtos que foram deixados para trás, é possível identificar quais são as falhas do planejamento de venda desses produtos e causas do abandono, como preço alto, serviço de pagamento oferecido pela plataforma, entre outros motivos. A partir disso, você pode pensar em mudanças estratégicas para o seu negócio.

Esses benefícios auxiliam tanto o seu e-commerce quanto o cliente, que terá uma melhor experiência de compra. Portanto, invista em uma plataforma como a da EZ, que oferece a chance para o seu negócio virtual sair na frente da concorrência sem muitos esforços, com relatórios completos, que geram insights positivos para a marca vender cada vez mais.

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