5 Hábitos úteis ao E-Commerce

Vender pela internet não é uma questão apenas de tecnologia ou marketing. Existem várias necessidades, que vão desde planejamento, logística e networking até o processo de pagamento. Abaixo, uma compilação de cinco hábitos, sugeridos por especialistas do mundo inteiro, que devem ser desenvolvidos para aprimorar sua presença no comércio eletrônico:

1 - Pense como o seu consumidor e coloque seus produtos em mais de uma categoria. Como dito no vídeo Gestão da Informação, na EZ School, isso aumenta a visibilidade do seu produto. A loja virtual que facilita o encontro de seus produtos ganha recompensas de duas formas: as vendas aumentam, e o público desenvolve mais satisfação diante do funcionamento do website. Considere, também, realizar cross-selling, oferecendo descontos para a compra de dois ou mais produtos que fazem sentido serem adquiridos em conjunto.

2 - Mantenha o projeto simples. As pessoas frequentemente citam "navegação complicada" ou "muitas páginas/cliques" como motivos para não finalizar uma compra. Simplifique o processo de checkout e apresente preços e condições de maneira clara. Simplifique também no atendimento: Embora um sistema de chat ou bate-papo mostre que você está envolvido com a tecnologia e pretende oferecer facilidade para seus clientes, não espere o desenvolvimento de uma ferramenta, forneça pelo menos um telefone para as pessoas se sentirem seguras. Os estudos mostram que o público tende a comprar com mais confiança quando vê com facilidade uma forma de contato com os responsáveis pela loja.

3 - Use fotos dos seus produtos e não exagere nos textos. Os estudos de usabilidade sugerem que as pessoas, embora interessadas no conteúdo, não se aprofundam na leitura. É 25% mais difícil ler através da web, então otimize a legibilidade. Títulos não podem ultrapassar 8 palavras, e a descrição deve ficar em até 10 palavras por linha (48% consideram incômodo ler do início ao fim da tela). Falando em otimizar, usar menos texto não quer dizer negligenciar a otimização para sistemas de busca; abuse da semântica e escreva textos objetivos e concisos, porém completos.

4 - Divulgue. Não existe essa de "construa e eles virão". Você precisa fazer um esforço de marketing e promover sua loja virtual para os consumidores. Evidencie um formulário de inscrição para newsletters bem na sua página inicial para fazer fidelização e manter seus clientes sempre informados, e procure canais que complementam o seu para desenvolver uma parceria e assim atingir novos clientes. Busque o máximo de resultados positivos utilizando as Redes Sociais, e procure investir de maneira inteligente em mídia online, como os Google Adwords ou anúncios do Facebook.

5 - O processo de pagamento deve ser o mais fácil possível. E-consumidores precisam de praticidade e segurança na hora de gastar seu dinheiro, e não é complicando o processo que você os fará se sentir mais confiantes. Ofereça o máximo de formas de pagamento de acordo com suas possibilidades e mantenha as telas de checkout limpas e objetivas, orientando o seu cliente a chegar ao ponto final.

Baseado nas dicas do Register.com e ECommerce News

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