Alteração de gerenciamento de pedidos no painel administrativo

Status: Resolvido

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I – APRESENTAÇÃO

A EZ COMMERCE se apresenta como MAIS QUE PLATAFORMA, o que significa estar cada vez mais próxima de cada cliente, não apenas provendo soluções de tecnologia, como também ferramentas e funcionalidades que ofereçam suporte tanto nas vendas como na administração de uma loja virtual.

Há alguns dias, o nosso Painel Administrativo deixou de permitir que os pedidos sejam excluídos, ainda que as compras não tenham sido de fato efetivadas. Naturalmente, muitos clientes devem estar se perguntando o motivo desta alteração.

Dos principais indicadores na gestão de qualquer e-commerce, está a CONVERSÃO DE PAGAMENTO e para calculá-lo e administrá-lo, é imprescindível que todos os dados estejam na plataforma, para que o gestor da loja possa acioná-lo, controlá-lo e melhorá-lo continuamente. Antes, contudo, é importante tecer algumas palavras sobre o conceito de INDICADORES.

II – CONCEITO DE INDICADORES

Os indicadores (ou KPIs), são índices em valores que podem ser numéricos, financeiros ou percentuais. São freqüentemente utilizados como ferramenta de gestão para mensurar o desempenho de um determinado processo, demonstrando quanto e quando os objetivos são ou não alcançados.

Na administração de uma loja virtual, um indicador é mais que um índice. É sobretudo um instrumento de apoio à tomada de decisão, uma vez que através dele, é possível diagnosticar, medir, analisar, controlar e melhorar continuamente cada processo, nas mais diversas origens de tráfego, categoria comercial, em qualquer escala de tempo, seja anual, mensal, diária ou até hora a hora

III – CONVERSÃO DE PAGAMENTO

Para que o conceito de CONVERSÃO DE PAGAMENTO seja corretamente compreendido, é preciso fixarmos outros dois conceitos elementares. O VALOR CAPTADO e o FATURAMENTO.

  • O VALOR CAPTADO é o somatório em R$ do valor de todos pedidos finalizados na loja virtual, incluindo frete e outras taxas, ou seja, todos os pedidos concluídos, independente se houve ou não pagamento.
  • O FATURAMENTO é o somatório em R$ de todos os pedidos finalizados na loja virtual, que são efetivamente pagos e possuem suas respectivas notas fiscais emitidas.
  • A CONVERSÃO DE PAGAMENTO, portanto, é a relação percentual entre o FATURAMENTO e o VALOR CAPTADO.

Exemplo: Se o Valor Captado é R$ 100.000,00 e o Faturamento é R$ 70.000,00, a taxa de Conversão de Pagamento é de 70%

IV – É IMPORTANTE MEDIR?

Suponha que o seu e-commerce possui um Valor Captado mensal de R$ 150.000,00 e a taxa de Conversão de Pagamento da sua loja esteja em 55%. Significa dizer que o Faturamento corresponderia a R$ 82.500,00 mensais.

Agora imagine que, se ao gerenciar este número você estabeleça como prioridade o crescimento deste KPI e que esta taxa alcance 75%, o resultado desta ação seria um Faturamento de R$112,500,00. São R$ 30.000,00 a mais no seu caixa.

Mais de 36% de Faturamento sem dispor qualquer investimento extra na aquisição de mídia. Muitos são os fatores que contribuem para o crescimento deste indicador, como os gateways ou intermediadores de pagamento, a gestão antifraude e até a disponibilidade do estoque, entre outras situações que interferem diretamente na taxa de Conversão de Pagamento.

No entanto, o que muda a partir dessa capacidade de gestão, é a capacidade de enxergar esta oportunidade e os instrumentos para agir.

V – PORQUE DEVO TER TODOS OS PEDIDOS PAGOS E NÃO PAGOS NO PAINEL ADMINISTRATIVO

Uma vez que o VALOR CAPTADO e o FATURAMENTO estejam na plataforma, qualquer loja pode administrar a taxa de Conversão de Pagamento. A capacidade de enxergá-la e possuir um plano de ação para que o indicador atinja patamares cada vez maiores, não é apenas um benefício, é a obrigação de todo gestor de uma loja virtual.

Se a Taxa de Conversão é inferior a 65%, de uma maneira geral, é um valor que está abaixo do mercado e portanto, existe uma grande oportunidade de melhora nas vendas sem a necessidade de investimento nos canais mais populares de mídia online para trazer novos visitantes.

Caso o número seja maior que 65%, mas inferior a 80%, dependendo do negócio, ainda que trabalhoso, existe perspectiva para o incremento do indicador e, por conseqüência, do faturamento.

VI – CONCLUSÃO

Pensando em como auxiliar cada varejista na extração e facilitar o cálculo destes indicadores, a EZ Commerce inseriu em seu Painel Administrativo filtros correspondentes ao VALOR CAPTADO e ao FATURAMENTO. É por isso que a EZ Commerce é mais que plataforma!

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