UX CONFBR – A EZ Commerce esteve lá

Neste último Sábado dia 12 de Setembro na UniRitter – Porto Alegre ocorreu a edição do UX CONFBR – Conferência sobre a importância do Design para Experiência do Usuário (UX, ou User Experience) com a finalidade de alavancar negócios e facilitar a aceitação de tecnologias, com palestrantes referência de vários segmentos e empresas do Brasil.

Evento que ocorreu durante o dia todo e claro, a EZ Commerce não pode ficar de fora deste encontro que discutiu e salientou a importância do uso das melhores práticas de Usabilidade e Design centrado no Usuário. Thiago Esser, Consultor em Design de Interação e criador da UXniversity e abriu o evento juntamente com Pedro Belleza, Designer de Interação com mais de 10 anos de experiência e líder local da IxDA, que salientaram a importância de encontros voltados ao Design de Interação para os negócios.

uxconf1

O Primeiro palestrante foi Luiz Felipe Fernandes (UX Academy) com o tema O usuário é quem manda, trouxe o resultado de uma pesquisa realizada sobre aplicativos mobile onde enfatizou a importância de um serviço/App oferecer algum valor ao usuário antes de qualquer solicitação de login e cadastro na tela inicial, o que é comumente usado atualmente.

Logo após foi a vez de Huxley Dias (Wine), que falou sobre o impacto do Teste A/B no mercado digital, principalmente para o e-commerce na mensuração de métricas, captação de dados sólidos para construção de uma estratégia de marketing eficaz voltada a conversão e otimização da navegabilidade do visitante dentro de uma loja virtual.

William Setório (Nue Labs) subiu ao palco às 10:15h e trouxe consigo As boas práticas em entrevistas por telefone, mostrando que uma boa rodada de entrevistas ao telefone pode trazer insights valiosos ao projeto. Focou na importância da pesquisa como uma poderosa e essencial ferramenta para o sucesso de qualquer projeto.

Humanizando software através do Design foi o tema abordado por Felipe Martins (SAP), que trouxe cases como o do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense para exemplificar na prática o uso de ferramentas de Big Data para cruzar dados, mensurar resultados e alavancar a performance de qualquer negócio, mesmo num clube de futebol.

uxconf2

Priscilla Albuquerque (Catarinas), trouxe para o público presente a importância do profissional de Design de UX considerar e buscar as reais necessidades do usuário/consumidor com estudo de métricas e pesquisa em qualquer projeto, deixando de lado “achismos” e hipóteses em negócios digitais. E que investimentos em UX não são questão de retorno seja ele financeiro ou branding, como também são uma questão de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.

Encerrando a parte da manhã às 11:30h foi a vez de Franz Figueroa (Faculdade SENAC) inspirar e explicar a Internet das Coisas nos negócios e os desafios dos profissionais de UX em entender melhor o ser humano, o mundo ao seu redor e as oportunidades de negócios que ligam estes pontos. Usou os exemplos de como Pixar e as franquias Marvel e Star Wars se comunicam a partir de um contexto criando experiências únicas aos seus públicos.

Abrindo a parte da tarde, Daniel Widt (Wildtech) enfatizou a busca da praticidade e a “falta de tempo” em oferecer melhores experiências aos usuários e lembrou da importância de pensar o óbvio na construção de melhores serviços com tema Quer ficar em débito pro resto da vida? Esqueça da UX.

Daniel Ranzi Werle (Nextt) apresentou as facilidades, benefícios e metodologias ao utilizar Styleguides como uma solução ágil entre Designers e Desenvolvedores, proporcionando sinergia e agilidade em projetos, com uma palestra que levantou questões importantes sobre a produtividade em equipe.

Com um talk que abordou os desafios e soluções dos projetos de construção de interfaces para máquinas de pagamento, Luciana Terceiro (UOL), apresentou o case do Pagseguro citando as técnicas de Usabilidade e Design de Interface utilizadas ao longo da evolução do meio pagador, salientando os desafios existentes e as possibilidades a serem exploradas no varejo virtual.

uxconf3

Com o tema Testes de usabilidade em ambientes ágeis, Simone Beltrame (Resultados Digitais), falou sobre aplicação de processos de pesquisa e testes de usabilidade são fundamentais na obtenção de resultados, inserindo o usuário no processo de desenvolvimento e evangelizando equipes sobre a importância do UX em projetos.

UX é responsabilidade só dos Designers? Samantha Rosa (ThoughtWorks) sinalizou sobre a importância da performance como mecanismo de uma boa experiência no desenvolvimento de projetos e os benefícios de Desenvolvedores se aproximarem dos Designers na busca comum pelas melhores práticas de UX, trabalhando lado a lado no desenho de melhores soluções.

Às 16:10h foi aberta uma mesa redonda com os palestrantes onde foram debatidas muitas questões pertinentes à Usabilidade, Carreira e o Mercado de UX no Brasil, onde o público presente teve a oportunidade de tirar dúvidas e ouvir as opiniões dos palestrantes em um bate papo bem humorado e contagiante.

Para encerrar o evento Érico Fileno (IxDA) palestrou sobre Design de Serviço, trazendo exemplos como Uber, Airbnb entre outros gigantes com o tema Inovação em serviços através do uso do design centrado nas pessoas. Levantou a questão sobre a importância de pensar no Design, mesmo o de produtos, como um serviço que deve atender aos anseios do usuário dentro de um ambiente cooperativo e cocriativo, onde todos podem e devem ser responsáveis por pensar nas melhores práticas e estratégias ao se oferecer uma solução, sendo ela serviço ou produto.

uxconf4

O UX CONFBR é um evento organizado pela Wildtech em parceria com a UXniversity, patrocinado pela SAP com apoio da UniRitter, IxDA, ABRADI-RS e Mergo.

Siga o evento nas redes sociais: Twitter | Facebook

por Geison Bresler