10 diferenciais para ativar com sucesso sua loja virtual

Blog-10-diferenciais-para-ativar-com-sucesso-sua-loja-virtual

 

Abrir um negócio no mercado de e-commerce pode ser considerado um grande desafio.

Se você é novo na área e deseja empreender, precisa compreender o processo de construção de uma loja online e contar com um acompanhamento especializado, ou seja, com o apoio de profissionais que mostrem o melhor caminho para a ativação do seu e-commerce.

E o primeiro passo para ter sucesso, mesmo que você já esteja ativo no mercado e pretenda migrar de plataforma, é: saber quem é a sua empresa no ambiente virtual, verificando as possibilidades e oportunidades do seu segmento e, assim, escolher a melhor plataforma para o bom desenvolvimento do seu e-commerce.

Mesmo que a plataforma escolhida tenha uma infraestrutura projetada para grandes campanhas e resolva questões técnicas, ao contar com as vantagens do modelo SaaS (software como serviço), é importante que o dono do e-commerce entenda como a plataforma funciona e saiba como operacionalizar seus diferentes recursos.

Ou seja, o funcionamento da parte tecnológica de datacenter, servidores, web farms e banco de dados, continua, depois da ativação da loja, como responsabilidade dos operadores e analistas.

 

Mas o bom desempenho da sua marca no mercado dependerá somente da estratégia de atuação e do modo como será conduzido o processo operacional da plataforma escolhida.

 

Sabemos que posicionar uma marca nova no mercado exige dedicação e demanda tempo para a criação de um planejamento estratégico voltado a melhores vendas e conversões.

No entanto, um dos diferenciais que uma plataforma de e-commerce completa pode oferecer ao seu negócio é o acompanhamento especializado durante o processo de ativação da loja e logo nos primeiros dias de uso da plataforma.

Nesse momento, é possível contar com o auxílio de especialistas, que participam do processo de implantação e construção da loja.

O Analista de Ativação da plataforma EZ Commerce, do grupo DCG, é o profissional que acompanha seu projeto nos primeiros passos da operação e ajuda na estruturação do novo negócio, oferecendo explicações sobre categorização de produtos, por exemplo.

Porém, é possível saber mais sobre a plataforma. Com esse acompanhamento especializado você pode configurar uma série de recursos e aprender como operacionalizar tudo após a implantação.

Confira:

 

1. MEIOS DE PAGAMENTO

 

Faz parte do planejamento conferir as taxas cobradas por cada meio de pagamento e as vantagens e desvantagens de cada um para o seu negócio, levando em consideração o poder de compra dos seus consumidores.

Mas, ainda assim, o dono de e-commerce ainda no começo do processo de implantação precisa ter opções de pagamento e contar com o auxílio de especialistas para essa escolha.

Por isso, é importante que a plataforma de e-commerce ofereça as principais formas de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário e débito online, permitindo melhores taxas de conversão para a loja.

 

 

2. FORMAS DE ENTREGA

 

Saber que o seu produto chegará ao consumidor de forma segura é um dos principais quesitos levantados durante a construção de um bom projeto. Uma entrega de mercadoria eficiente no mercado depende, primeiramente, de uma gestão de estoque qualificada e também da forma escolhida para o transporte desses produtos.

Portanto, antes de ativar a sua loja conheça as possibilidades do mercado e escolha aquela com o melhor valor de frete. As transportadoras e serviços de entrega integrados à plataforma da EZ Commerce possibilitam que o cliente veja a cotação exata do frete, minimizando mal entendidos e perda de pedidos.

 

3. INTEGRAÇÃO DE TODOS OS MARKETPLACES

 

Ao optar pela plataforma da EZ Commerce ou Core é possível, além de ter a sua própria loja virtual, colocar os produtos à venda nos melhores marketplaces do país, como o Mercado Livre, Netshoes, Walmart, Americanas, entre outros.

Isso tudo por meio do Octopus, uma ferramenta do grupo DCG que possibilita o gerenciamento de diversos marketplaces em um único local. Dessa forma, você consegue oferecer os seus produtos em vitrines maiores e aumentar as suas taxas de conversão. Então, não perca essa chance e inicie a sua atuação no mercado com tudo.

 

 

4. MIGRAÇÃO OU IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS E CLIENTES

 

Faz parte do processo de ativação da loja receber varejistas que estão migrando de plataforma. Nestes casos, é importante que produtos ou clientes não se percam pelo caminho.

Para que você não corra esse risco a DCG permite que você, durante a ativação da loja, não perca a base de dados de clientes e produtos, mantendo a sua indexação orgânica, integrada com o seu ERP e outros elementos, como os CRM’s, para a evolução do seu negócio.

 

5. SUPORTE A API DE INTEGRAÇÃO PARA CRM’s

 

Ativar a sua loja e contar com o auxílio de um software de CRM permite que, de forma organizada, você tenha em mãos informações sobre cada um dos consumidores.

Na EZ você pode agrupá-los em perfis com base nas suas características. Assim, é possível conhecer a fundo os seus clientes em potencial e utilizar esses dados para compor uma estratégia de marketing, por exemplo.

 

6. MIGRAÇÃO SEO (Redirect 301)

 

Se você já estava ativo no mercado de e-commerce e deseja migrar de plataforma, a EZ Commerce, durante a ativação, redireciona as URLs das páginas da antiga plataforma para a nova plataforma sem perder relevância da sua loja no Google. Assim, você não perde o ranqueamento da sua marca nos principais buscadores.

 

7. SSL DEDICADO

 

Escolher uma plataforma segura pode ser crucial para conquistar a confiança dos consumidores. E já no momento da ativação da loja é possível instalar o Secure Socket Layer (SSL) ou Camada de Conexão Segura, em tradução para o português.

Esse sistema faz com que a transmissão de formulário com as informações do cliente, incluindo dados de cartão de crédito, sejam encriptadas e decriptadas somente no servidor, evitando a exposição de informações durante o envio. Dessa forma, o seu e-commerce será sempre o mais confiável, em qualquer situação de compra.

 

8. TREINAMENTO

 

No momento da implantação é importante contar com a ajuda de um especialista para realmente entender como a plataforma escolhida funciona. Pensando nisso a DCG oferece, ainda no período de ativação, um treinamento planejado de acordo com o seu segmento de atuação (diferente daquele oferecido pelo Analista de Ativação).

Nessa espécie de Coach os colaboradores da sua equipe passam a conhecer a fundo como operar as ferramentas da plataforma de acordo com os seus interesses e conseguem potencializar ainda mais as suas vendas.

 

 

9. IMPLEMENTAÇÃO DO LAYOUT

 

Para manter os consumidores interessados é preciso apostar em recursos visuais e na funcionalidade do seu e-commerce. Já no momento de lançar a sua loja no mercado é preciso ter um layout personalizado, reforçando a identidade da marca, e uma vitrine organizada conforme a sua estratégia de venda para, assim, atrair cada vez mais clientes.

Mas como fazer isso? Não se preocupe. Você contará com a ajuda do Analista de Ativação!

 

10. CUSTOMIZAÇÃO PARA DESKTOP E MOBILE

 

A sua loja virtual não pode deixar de acompanhar as tendências do mercado ou deixar de estar onde o consumidor está. Por isso, ao migrar ou implantar um e-commerce é importante contar com uma plataforma que possa ser customizada.

Essa é uma tarefa que pode mudar a realidade do seu negócio e aumentar consideravelmente as suas vendas. Portanto, conte com o auxílio de um especialista para desenvolver a sua loja também para o mobile.

Além disso, se você deseja apostar em um projeto de Core – plataforma do grupo DCG robusta para grandes varejos – e desenvolver o seu negócio sobre essa base sólida, é possível contar com apoio durante todo o processo de ativação da loja.

Normalmente, nesses casos, por se tratar de uma plataforma com recursos complexos, existe uma consultoria que prioriza entender a realidade do negócio e analisar em conjunto com você como pode ser construído o projeto de ativação da loja levando em consideração as necessidades da marca.

Ou seja, não importa qual a modalidade de comércio em que o seu varejo se encontra, a DCG abriga tanto aqueles que realizam B2C e B2B como aqueles que apostam em multilojas ou investem em atacarejos, realizando um acompanhamento especializado para o desenvolvimento de cada e-commerce de forma única.

 

E agora, para se manter eficiente no mercado, a nossa última dica é: comece o processo de ativação da loja com um ERP integrado.

 

Com essa ferramenta é possível automatizar alguns processos e fazer de forma eficiente o balanço de vendas, o controle de estoque, a gestão financeira, a impressão de etiquetas e emitir nota fiscal eletrônica, entre outros benefícios.

 

Gostou? Não perca mais tempo! Contate a DCG e tenha o melhor acompanhamento especializado durante o processo de ativação do seu e-commerce.

Entre em contato com a DCG!