5 passos para impulsionar vendas em datas comemorativas

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Datas comemorativas são uma grande oportunidade para impulsionar vendas no seu negócio. O calendário anual apresenta sazonalmente períodos nos quais se pode aproveitar para realizar promoções e lucrar mais.

Neste post, vamos apresentar 5 passos essenciais para aproveitar as datas comemorativas e impulsionar vendas na sua empresa. Confira!

1. Conheça o seu público-alvo

Antes de tudo, é preciso saber quem são seus consumidores. Para tanto, faça uma pesquisa de mercado e analise idade, gênero, hábitos de consumo, canais de comunicação mais utilizados, dentre outras questões.

Com essas informações em mãos, é possível utilizar da criatividade e ir além das 6 datas comemorativas tradicionais, que são: Natal, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças.

Se o seu negócio tem como foco o público feminino, por exemplo, é possível se valer, pelo menos, de mais duas datas para a realização de promoções. O Dia da Mulher vem sendo cada vez mais explorado no comércio. Além dele, durante todo o mês de outubro, cada vez mais negócios se valem do Outubro Rosa para vender mais.

Se grande parte do seu público vem do meio virtual, saiba quais são as redes sociais que rendem mais acessos e clientes para a sua empresa. Dessa forma, financiar campanhas pagas no Facebook, por exemplo, pode render um engajamento considerável para o seu negócio.

2. Faça promoções

Não é segredo para nenhum empreendedor que, em datas comemorativas, é quase uma obrigação realizar promoções. Porém, é preciso ficar atento para não conceder descontos a esmo e não conseguir impulsionar as vendas do seu negócio.

Criar uma promoção requer planejamento, portanto, pense nos objetivos que você deseja alcançar e trace uma meta. Quais produtos vão ser contemplados pela promoção? Qual é a porcentagem de desconto? Os descontos serão progressivos para clientes que comprarem mais?

Ao definir os preços de produtos em promoção, atente-se aos limites que você pode chegar. Um desconto muito pequeno pode não atrair a atenção desejada, ao passo que um muito grande pode retirar todo o seu retorno financeiro.

Outro ponto importante para a definição de promoções é estabelecer um prazo. Promoções não podem se estender demais, caso contrário, o consumidor perde o interesse e, principalmente, o senso de urgência da compra.

Definir o prazo certo para sua promoção acabar fazendo com que o consumidor esteja ciente que uma grande oportunidade está sendo oferecida. Em datas comemorativas, procure não ultrapassar o dia em questão. Dessa maneira, uma promoção de Dia das Mães, por exemplo, deve acabar exatamente nessa data.

Caso você possua um e-commerce, uma boa estratégia promocional é oferecer cupons de desconto ou mesmo períodos de frete grátis. No comércio virtual, quanto mais visibilidade você trouxer para o seu negócio, melhor.

Terminado o período de promoção, lembre-se de medir os resultados para que possíveis erros possam ser corrigidos no futuro.

3. Personalize seu negócio

Durante as datas comemorativas, o comércio em geral costuma investir em decoração e divulgação diferenciada. Isso é muito comum, principalmente nas datas citadas acima. Qual comércio não se enfeita com luzes de natal em dezembro?

Por isso, mais do que alterar a decoração da sua loja, seja ela virtual ou física, invista na personalização dos seus produtos e serviços. Pense que seus clientes diretos serão, em boa parte, pessoas que vão presentear entes queridos.

No período em que vemos promoções de Dia das Mães, por exemplo, quem mais frequenta as lojas são os filhos. Portanto, é interessante oferecer um serviço personalizado para ambos.

Uma boa dica é investir em um atendimento que possa auxiliar os consumidores durante a compra, apresentando sugestões e ideias. E para os presenteados, inclua uma mensagem parabenizando pelo dia, seja junto ao produto ou via e-mail. Todo cliente gosta de ser tratado de uma forma diferenciada.

4. Aposte na divulgação

Datas comemorativas pedem grandes campanhas de divulgação. Mas é possível atingir um grande público sem investir quantias milionárias em marketing.

Você sabia que 62 milhões de brasileiros acessam o Facebook por dia? Desse total, 50 milhões usam dispositivos móveis. Mensalmente, esses números sobem para 92 e 77 milhões, respectivamente.

As redes sociais são, hoje, um dos maiores canais de divulgação do mundo! Existem milhões de possíveis consumidores acessando essas plataformas todos os dias, em qualquer lugar.

Portanto, que tal investir em campanhas pagas com um público definido? Se você seguiu corretamente os passos descritos até aqui, já conhece detalhadamente o seu público-alvo.

O Facebook e o Instagram são as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros. E como o Instagram atualmente faz parte do Facebook, a forma como se realiza campanhas pagas é semelhante em ambas as plataformas.

É possível direcionar um post pago para os usuários que coincidem em idade, gênero e interesses com seu público-alvo. Dessa forma, além de atrair usuários para aquela promoção em particular, você invariavelmente vai alcançar cada vez mais pessoas interessadas na sua marca, fidelizando mais e mais clientes.

5. Seja original

Por fim, é importante salientar que boa parte das ações aqui listadas já é adotada pelo comércio. O que realmente diferencia na atração de mais clientes e pode te ajudar a impulsionar vendas é a maneira como você aborda as datas comemorativas.

Um bom exemplo é o atendimento aos clientes. Uma data como o Dia dos Namorados sempre apresenta lojistas focados nele ou nela. Várias lojas direcionam promoções para o homem, e outras, para a mulher. Mas por que não focar no casal? Essa é uma data em que os dois vão celebrar juntos, portanto, seja criativo e ofereça vantagens para os dois.

Ser original no meio comercial pode parecer difícil, mas os meios de comunicação ajudam na diversificação das campanhas promocionais. Existem estratégias de marketing que se tornam virais, como as campanhas d’O Boticário, por exemplo.

A empresa se aproveita de assuntos polêmicos para criar campanhas de impacto, buscando a conscientização da população ao mesmo tempo em que valoriza sua marca.

Pensar fora da caixinha requer um senso de criatividade e oportunidade grande, mas invariavelmente trará sucesso nas vendas. Portanto, busque sempre ser original!

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