6 motivos para integrar o seu e-commerce a marketplaces

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Para o varejista virtual que deseja ampliar os negócios e dar mais visibilidade aos produtos do seu e-commerce.

O primeiro passo rumo ao sucesso está em investir na venda por marketplace. Essa prática conquista cada vez mais o coração dos lojistas devido às inúmeras vantagens da integração e a internet é responsável por uma grande parcela disso.

A partir dos seus avanços, ampliou possibilidades existentes dentro de um mercado comercial que ainda está sendo desvendado pelos brasileiros. Nessa história, os marketplaces vieram com tudo e se tornaram os novos shoppings, neste caso virtuais, que, assim como os tradicionais, recebem milhares de pessoas diariamente.

Os donos de pequenos e-commerces são os maiores beneficiados nesse tipo de negociação. De cara podem melhorar o faturamento por meio da visibilidade oferecida pela plataforma e usufruir das vantagens de estar ainda mais exposto na web. A responsabilidade do gestor nessas horas aumenta. Ele deve administrar com mais cuidado, pois além de continuar vendendo os produtos no seu próprio e-commerce, deve controlar e acompanhar a logística do marketplace em que está inserido.

Os consumidores, ao encontrarem em um único ambiente diferentes produtos de diversas marcas, podem comparar os preços e escolher o que melhor se encaixa no seu bolso. Se formos comparar essa tendência com o que acontece dentro de um e-commerce que se desenvolve no mercado pelas próprias pernas, conseguimos entender o motivo de existir um maior número de pessoas trafegando pelos marketplaces.

Esse volume não tem importância somente pela quantidade (a partir da lógica “quanto mais pessoas, maior pode ser o número de conversão em vendas”), mas também pela qualidade, ou seja, pela oportunidade que a sua e-loja tem de construir um relacionamento positivo com os mais diversos perfis de consumidores.

E-commerce integrado ao marketplace: uma oportunidade de negócio rentável


Uma das principais razões para a aposta na integração do seu e-commerce a um marketplace está na oportunidade de gerar maiores lucros. Ter uma loja solitária no ambiente digital requer um bom investimento inicial por parte do empreendedor, que precisa manter a competitividade da marca no mercado por meio de campanhas de marketing e promoções.

Muitas vezes, o retorno sobre o investimento mensal não consegue suprir as despesas gastas para a loja manter-se competitiva, ter visibilidade e conquistar novos clientes. Mas esse é apenas um dos diversos motivos que podem convencer você a integrar o seu negócio nos grandes mercados digitais. Portanto, convidamos você a conferir outros 6 motivos que estão diretamente ligados às vantagens da integração com os marketplaces:

1. Escolha a melhor plataforma de integração


Com a sua marca vinculada aos principais marketplaces do mercado, é possível ter êxito, e um dos aspectos fundamentais é escolher a melhor plataforma de integração.

Na DCG, existe o Octopus, plataforma que permite a integração da sua loja virtual com diferentes marketplaces ao mesmo tempo, gerenciados de maneira personalizada em um único painel.

O Octopus objetiva descomplicar a sua vida e ajudar a vender ainda mais, possibilitando integrar os melhores ERPs e CRMs à sua loja, ou até diretamente com os marketplaces que você preferir – e tudo com administração dedicada direto na plataforma sem necessidade de softwares adicionais. Ele poupa tempo de cadastro, mantém o estoque atualizado e integrado e, além disso, permite o gerenciamento de preços, notas ficais, código de rastreio, status e mais em um único sistema.

Outra vantagem é um modelo de anúncio diferenciado, por meio do sistema de Custo Por Aquisição (CPA). Assim, aqueles e-commerces que antes investiam grande parte da renda em campanhas sem receber retorno, agora conseguem chamar a atenção dos consumidores sem investir qualquer valor até que uma venda ocorra, ou seja, você paga uma taxa com a garantia de um pedido realizado. Isso garante que você explore ao máximo o potencial de cada uma das vitrines em que deseja anunciar, sem assumir o risco de campanhas mal-sucedidas ou pedidos incertos, evitando uma série de riscos para o seu negócio.

2. Visibilidade


Ao integrar a sua loja virtual no mercado dos marketplaces é possível atingir maior número de clientes devido à maior visibilidade que a exposição no grande varejo proporciona às lojas virtuais. Esses espaços são conhecidos por agrupar diversos consumidores dos mais variados perfis. São milhares de clientes conectados nas Americanas.com ou no Submarino, por exemplo, e (dependendo do seu nicho, é claro) eles podem ser a solução para os períodos em que as vendas estão em baixa ou para enfrentar qualquer crise econômica.


Por isso, acredite: estar no campo de visão dos e-consumers pode levar a sua loja a conquistar novos clientes e avançar no campo da competitividade.


3. Aumento do faturamento


A integração com marketplaces oferece aos varejistas inúmeros benefícios, entre eles a possibilidade de oferecer os seus produtos a um maior número de pessoas. Essa visibilidade aliada a melhores investimentos faz com que mais clientes, de diferentes perfis, conheçam a sua e-loja e se interessem pela marca, aumentando o número de compras finalizadas e a taxa de conversão do seu negócio. Neste mesmo contexto, aqueles e-consumers que antes sequer sabiam da sua existência no ambiente online podem construir uma relação de proximidade com a marca e tornarem-se clientes fiéis. Esta atitude leva ao aumento do ticket médio dos clientes e, consequentemente, ao aumento do faturamento da empresa.

4. Formas de pagamento variadas


Com apenas alguns cliques, o consumidor consegue finalizar uma compra em um marketplace. Sabemos que isso soa como se não fosse possível. Porém, existem plataformas como a Octopus da DCG que permite ao cliente realizar uma compra no marketplace e fazer o pagamento do produto de forma única, ainda que a mesma envolva mais de um vendedor.

Para o consumidor, com absoluta certeza, esse é o melhor negócio. Ao interagir com a sua marca ele deseja ser bem atendido com soluções ágeis. Então, nada melhor do que facilitar a vida do cliente na hora do pagamento. Assim, você pode evitar o abandono de carrinhos e potencializar o número de conversões da sua loja, gerando novas oportunidades de negócio.

5. Personalização estratégica auxilia na gestão


As plataformas de e-commerce que permitem uma integração de maneira prática, com recursos eficazes, facilitam a gestão nas mais variadas situações. Um exemplo que conquista todo varejista é realizar a gestão de catálogos de forma independente, ou seja, a possiblidade de definir a melhor estratégia comercial de acordo com o perfil do marketplace escolhido e de seus consumidores anunciando produtos específicos para cada um deles.

O Octopus, por exemplo, permite que você cadastre os produtos e, por meio da plataforma, selecione quais serão anunciados em cada uma das vitrines. Assim, é possível direcionar estratégias e colocar em evidência os produtos que mais se encaixam com o perfil do marketplace.

6. Ampliação do seu negócio


Com o seu e-commerce integrado a diferentes marketplaces, diversas mudanças podem ocorrer nas estratégias do seu negócio. É preciso acompanhar o crescimento da sua e-loja no mercado e estar preparado para as novas interações. Aquele produto que antes chegava a um pequeno número de pessoas agora atinge diversos consumidores e o planejamento de venda do seu e-commerce deve ser construído de acordo com o formato e as políticas dos marketplaces. Mesmo que os artigos colocados à venda sejam os mesmos, a partir da integração o público alvo é muito maior, exigindo da marca ainda mais conhecimento de mercado. Portanto, atualize-se sempre sobre as tendências para saber quais são as melhores apostas para a sua empresa.

Neste caso, o Octopus permite que a sua empresa cresça cada vez mais e amplie o leque de possibilidades de venda e interação com novos consumidores. Totalmente integrável ao EZ Commerce e ao Core, ele faz o controle da interação com cada marketplace escolhido de um único lugar. Portanto, não fique de fora desse universo de possibilidades para o seu negócio.

Para saber mais sobre o Octopus acesse: www.octopus.place

Agora, se você é cliente EZ, saiba como incluir o Octopus nas suas soluções: www.ezcommerce.com.br/marketplaces

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