6 tendências para Gestão de E-Commerce em 2015 [1/6]

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Não é novidade que o planejamento é essencial para o sucesso de qualquer negócio. É fundamental deixar de ter meramente o faturamento como único objetivo, ignorando todos os processos que levam até ele e, passar a ter a capacidade de controlar os principais indicadores. É imprescindível ter na ponta dos dedos todos os KPIs necessários para atingir o faturamento e persegui-los com a mesma intensidade.

Quantas visitas, qual conversão de visitas, pedidos, ticket médio e conversão de pagamento são necessários para atingir o faturamento pretendido? É preciso conhecer estes números e promover uma busca diária e incansável por eles.

Planejar, executar e melhorar continuamente estes números diariamente, trarão maior capacidade de administração de qualquer varejo online, permitindo o rápido entendimento dos desvios negativos para que possam ser corrigidos de maneira rápida e objetiva, bem como na identificação de cenários de sucesso para que possam ser replicados.

Também é de fundamental estabelecer controles detalhados para os canais de marketing. Planejar e controlar diariamente cada KPI nas principais origens de tráfego, geralmente Tráfego Direto, Buscadores (orgânico e patrocinado), Comparadores e Email Marketing, além de investimento e ROI de cada um deles. Esta ação faz com que se tenha domínio sobre cada evolução da loja virtual.

  • Dos canais citados acima, qual a maior e a menor taxa de conversão de visitas?
  • Qual o maior e o menor Ticket Médio?
  • O que podemos extrair de informação dos indicadores bem sucedidos de cada mídia para aplicar e corrigir com celeridade eventuais insucessos de outras?
  • Qual o planejamento para migrar o volume de acessos/receita dos canais com menor ROI para os canais de maior ROI?
  • Quais páginas da loja virtual estão com conversão de visitas abaixo da média?
  • Quais páginas da loja estão com Ticket Médio abaixo da média?
  • Qual é o plano de ação para corrigir estes desvios?
  • A gama de oportunidades é enorme.

Certamente dá muito trabalho, mas o resultado também é inevitável.