A importância do layout no e-­commerce

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“A primeira impressão é a que fica!”

Esta celebre frase resume muito o sentimento que seu cliente terá ao primeiro contato com sua loja virtual.

Pensando nisso, imaginemos que a página inicial de seu e­-commerce é como a fachada da loja física. Pode ter certeza que seu cliente só irá entrar caso se sinta estimulado e seguro, tendo a nítida impressão que está entrando no lugar certo para comprar o produto que deseja. Seguindo nesse pensamento, não basta apenas ter uma faxada atraente, os clientes querem circular pela loja e enxergar os objetos de forma organizada. Querem localizar os produtos sem precisar de muita ajuda, ver seu preço, levar até o caixa, pagar com a forma de pagamento que lhes for mais conveniente e sair com o seu pacote. No e­-commerce não é nada diferente, se você sempre realizar essa relação entre o físico e o virtual, sempre poderá analisar se seu e-commerce está no caminho certo.

Definindo o público alvo

Para desenvolver um bom layout, o primeiro passo é conhecer bem o perfil de seu público alvo, para que seja possível direcionar a criação objetivando agradar seus clientes.

Estude seu consumidor, pesquise a concorrência e defina os elementos determinantes para fazer com que seu cliente sinta­se satisfeito ao entrar em sua loja, e o mais importante de tudo, compre muito.

Vamos supor que sua loja trabalhe com o mercado de games, poderíamos montar o seguinte perfil consumidor:

  • Idade entre 19 a 30 anos
  • Em sua maioria solteiros
  • Usam massivamente redes sociais
  • Cursando ensino médio
  • Altamente conectado
  • Sempre antenado nas novidades
  • Muito adepto as tecnologias
  • São Paulo representa 35% do mercado
  • “Tudo bem, já conheço bem meu público, e agora?”

    Conforme idade levantada e tendo em vista que muitos são solteiros, podemos deduzir que nossos clientes potenciais devem passar boa parte da noite jogando, pois durante o dia estão trabalhando ou estudando, sendo assim, definir cores predominantemente escuras, poderiam criar um cenário semelhante ao de estar jogando enquanto navega na loja. Também temos que trabalhar efeitos visuais bem elaborados, pois estes remetem muito a alta tecnologia, atraindo ainda mais nosso público.

    Não podemos esquecer que a página inicial deve ser repleta de novidades, pois o público tem interesse no que à mais novo no mercado. Vimos que é extrema importante deixar a mostra os canais das redes sociais, pois sabemos que este consumidor utiliza estes meios para obter mais informações de nossos produtos.

    “Ok, entendi, mas o que me ajuda saber que São Paulo representa 35% do mercado?”

    Ter essa informação pode parecer que não muda muito na concepção visual de sua loja, mas caso você opte por definir uma estratégia especial de frete para determinada região, por causa do volume de vendas, fica claro que você deverá deixar bem a vista este benefício.

    Cabe ressaltar que conhecer bem o perfil do seu cliente não ajuda apenas no desenvolvimento de um layout mais atrativo, mas também ajuda em várias outras decisões que você deverá tomar em seu negócio online.

    Fuja de seu sobrinho que entende de Photoshop!

    Todo mundo tem um sobrinho que entende de photoshop, mas minha recomendação é: “Fique longe dele!”

    Não ouse pedir ajuda a ele, a não ser que ele seja muito bom e já tenha outras experiências com criação para e-­commerce. E ainda alerto, economizar no desenvolvimento do visual de sua loja, pode ser o primeiro passo ao fracasso de seu negócio virtual.

    Em conversa com algumas agências de SEO, em um certo evento, lembro­me da frase que falei enquanto discutíamos se deveríamos investir mais em compra de acessos ou no desenvolvimento de um bom layout:

    “De que adianta ter milhares de acessos se quando o cliente chegar a loja virtual, não gostar? É a mesma coisa que entregar panfletos e os clientes jogarem no lixo…”

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    Elementos primordiais

    Ao longo deste texto enfatizamos a importância de um layout bem elaborado, que temos que estudar nosso público e que temos que procurar especialistas para nos apoiar neste desenvolvimento. Isso já nos dá uma boa garantia de sucesso em nosso projeto, mas além disso, temos elementos que independente de tudo, estão em todo e qualquer e-­commerce do mercado, iremos listar alguns:

  • Logo de sua empresa
  • Informações de central de atendimento, com e­mails e telefones
  • Campo de busca o mais visível possível
  • Menu com principais categorias de produtos
  • Listas de produtos, como: Lançamentos, Promoções, Destaque…
  • Todos produtos listados devem possuir fotos, nome completo e preço
  • Banners promocionais
  • Espaço para cadastro para receber ofertas por e­mail
  • Link para realização de cadastro
  • Links para acesso aos dados cadastrais
  • Links para redes sociais
  • Links para textos sobre garantia, política de frete, saiba como pagar e outras regras de compra
  • Imagens das formas de pagamento aceitas
  • Horários de atendimento
  • Selos de segurança, como a provedora do certificado de segurança, ebit entre outros
  • Alternativas para simular o parcelamento e valor de entrega do produto
  • Descrições completas do produto, como: itens inclusos, saiba mais sobre o produto e etc
  • Opção para avaliação do produto
  • Listas de produtos para comprar junto com o produto que o cliente está visualizando
  • Ordenação de produtos por preço ou alfabética
  • Opções de filtragens por atributos especiais, como: marca, tamanho, cores
  • Se todos os elementos acima estiverem presentes no design de sua loja, pode ter certeza que já está no caminho certo.

    Mas como sabemos que fazer o mesmo que todos outros fazem, não irá garantir nosso sucesso, agora iremos passar as dicas de ouro, que farão com que seu e­-commerce tenha um diferencial competitivo junto a sua concorrência:

  • O campo de busca deve ser grande e estar visível ao longo da rolagem da página, pois estudos indicam que boa parte dos compradores utilizam este recurso.
  • O botão de comprar deve possuir cor diferente do restante do site, garantindo que o comprador seja impactado pela diferença de cor logo nos 3 primeiros segundos em que acessar a página de produto
  • Coloque os selos de segurança o mais próximo possível do botão comprar e finalizar compra do carrinho de compras, isso passará segurança ao cliente no momento da compra. Outros elementos que devem estar bem próximos ao botão comprar são as formas de pagamento possíveis, parcelamentos e uma forma de calcular o valor de entrega.
  • Crie pequenos banners com número de parcelas aceitos pela loja, o valor de compra para atingir o frete grátis e com o desconto para o pagamento à vista, estes devem estar localizados na parte superior da loja, evitando ter que rolar para visualizar esta informação
  • Lembre-­se que todos lemos da esquerda para direita, então procure colocar mais a esquerda os itens que são mais importantes a sua loja, esta regra vale tanto para definir a categoria que vem primeiro no menu, assim como para escolher a ordem dos produtos exibidos na lista de produtos da página inicial
  • Todos produtos da sua loja devem possuir foto de zoom, possibilitando que os cliente possam analisar os detalhes do produto
  • Procure destacar o preço para pagamento à vista do produto, demonstrando o preço original e o preço promocional. Para produtos que custam acima de R$ 200,00 e a diferença de preço for inferior a R$ 50,00, recomendamos destacar o preço parcelado. Estudos indicam que boa parte dos brasileiros não analisa o preço do produto, mas sim, se a parcela se encaixa nos seus custos mensais.
  • Utilize flags para destacar os produtos que são lançamento, promoção ou possuem frete grátis.
  • Os nomes das categorias devem ser claros e conhecidos pelo seu público, evite nomes técnicos. Caso possua um número alto de categorias, procure agrupar ao máximo e cria uma opção no menu para exibir todas categorias.
  • Estudos apontam que as pessoas tem maior facilidade a localizar determinadas áreas do site, quando o texto vem acompanhado de um ícone, sendo assim, procure utilizar ícones quando você desejar destacar o acesso a determinada área, como: central de atendimento, acesso aos dados cadastrais, visualização de pedidos entre outros.
  • Procure destacar uma forma de busca por marcas.
  • Testando, analisando e melhorando

    Agora que sabemos tudo que precisamos para desenvolver um layout de sucesso, não basta apenas desenvolvermos e pronto. Está tudo resolvido!

    Voltarei a fazer uma relação com a loja física para demonstrar o quão importante é mudar constantemente. Aposto que você não voltaria a entrar em uma loja que você passa todos dias na frente e vê os mesmos produtos na vitrine. Se você concorda comigo, então saberá que periodicamente terá que realizar algumas alterações para garantir que os clientes continuem a acessar sua loja.

    Tendo isso em mente, observamos que é necessário analisarmos incessantemente se nossa estratégia está alcançando nossos objetivos, e mesmo se estiver, ir testando melhorias, sempre focando em aumentar a satisfação de nossos clientes.

    Não esqueça que temos diversas datas comemorativas no calendário brasileiro, estas irão exigir que você readeque seu layout para ambientar sua loja a espera dos clientes que procurarão por produtos ligados a este evento.

    Alterar o design para essas datas não quer dizer alterar tudo, a formas de mudar, sem afetar estruturalmente toda loja, pois afinal, também não é bom mudar toda loja de um dia para o outro, pois os clientes podem estranhar e achar que estão no site errado. Mude banners, algumas cores e a lista de produtos exibidos na página inicial, com certeza isso já surtirá um ótimo efeito junto aos consumidores.

    Não acomode­-se! Desenvolva, analise e evolua frequentemente o layout de seu e­-commerce.

    por Rafael Berto
    Gerente de projetos da EZ Commerce