As vantagens do conteúdo em vídeo para a conversão em vendas

as vantagens do conteudo em video para a conversao em vendas

Para expandir as vendas do seu e-commerce é preciso investir cada vez mais em diferentes canais de divulgação de conteúdo. É importante acompanhar as novidades do mercado digital para obter sucesso nas conversões. E entre os destaques estão os conteúdos em vídeo, que funcionam para muitas empresas como a principal estratégia para alcançar o maior número de consumidores e reter clientes. Mas como isso acontece?

A divulgação no formato de vídeo tem se revelado cada vez mais eficiente como o diferencial de uma empresa. Ao mostrar a cara do seu e-commerce por meio de um conteúdo informacional em vídeo, você afirma para o consumidor que o conhece (por usar uma forma de comunicação que está de acordo com o seu perfil), além de apostar em uma das principais linguagens da área de marketing, que explora tudo aquilo que é visual em conjunto com a informação, e permitir que a imagem da empresa seja revelada de forma positiva e atinja aqueles interessados, de maneira interativa e dinâmica.

Ao explorar essa possibilidade e potencializar a divulgação da sua marca você pode ainda mais. Apenas com o uso de técnicas de SEO você consegue alcançar mais consumidores? Sim, consegue. Porém, agregar essa técnica a outras estratégias, como a divulgação de conteúdo informativo por meio de vídeo, pode alavancar o seu negócio.

Confira os principais diferenciais da produção de conteúdo em vídeo:

1. Auxilio na tomada de decisão

Com um conteúdo focado no produto ou serviço é possível conquistar o consumidor, que deseja, de forma ágil, responder as suas dúvidas e conhecer a fundo tudo sobre a sua empresa e o que ela oferece. Em alguns segundos ou até minutos você pode apresentar os artigos da sua empresa e aumentar o interesse do consumidor, facilitando a jornada de compra ao auxiliar de forma direta a tomada de decisão desse futuro cliente.

2. Custo x benefício

Quando entramos na questão custo benefício podemos destacar as produções em vídeo que servem como anúncio para as marcas. Neste caso, o custo benefício de vídeos publicados na internet é muito melhor comparado aos que são anunciados na televisão. Um estudo do Google, em parceria com a Kantar Worldpanel, GfK, Data2Decisions e BrandScience, afirmou que 77% dos anúncios veiculados no YouTube rendem mais que na TV, ou seja, convertem mais compras. Tanto no YouTube como no Facebook, você pode criar vídeos com anúncios segmentados, atingindo apenas o público desejado, diferentemente da televisão que tem tempo limitado e atinge todos aqueles que o assistem.

3. Valor gerado

O conteúdo em vídeo está dominando a internet. Você pode comprovar analisando o seu próprio comportamento. Nesta semana, quantos vídeos você já assistiu no YouTube? Quantos no Instagram? Compartilhou no Facebook ou no grupo da família no WhatsApp? Acompanhou no Snapchat das suas marcas e ídolos? Com os vídeos é possível construir um conteúdo fácil para ser compartilhado, que promove bom engajamento com os clientes, com potencial de viralização.

A atração de visitantes por meio de conteúdo em vídeo

Para produzir um conteúdo que gere resultado você precisa entender as características do seu público, o que eles buscam e seus interesses, no produto e na marca. No comércio eletrônico, os storytelling acoplados às plataformas, nas sessões de FAQ e SAC, a produção de webinars ou aqueles vídeos de divulgação para as redes sociais da empresa, mantêm os visitantes informados, ajudam a responder perguntas comuns aos compradores e, mais importante ainda, influenciam positivamente na experiência do cliente, que se sente à vontade ao (e com mais vontade de) comprar algum produto da sua loja.

Segundo uma pesquisa da Accenture, o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de visualizações em plataformas de vídeos, com mais de 11 bilhões de visualizações mensais e 96% de usuários na web que consomem conteúdo em vídeo. Ou seja, o conteúdo em vídeo está em alta, se mostrando presente também no marketing. Um relatório de Benchmark de vídeo da Skyword reuniu dados de 100 clientes de varejo e o resultado mostrou que as marcas que apresentaram vídeos online para compradores conseguiram uma conversão de vendas 1,6 vezes maior.

Essa necessidade está diretamente relacionada ao tempo dedicado, hoje, pelos consumidores para conhecer a marca, os seus produtos e tudo que existe em torno da empresa, e ao aumento no interesse sobre cada etapa do processo de compra. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Grupon em julho de 2016 com 1.011 brasileiros, 57% dos consumidores só compram on-line após se informarem sobre o que precisam ou sobre a área de interesse, então, aproveite esse fato para aproximar a marca do seu público e reverter esse relacionamento em vendas.

Confira as vantagens de utilizar o conteúdo em vídeo (e como eles podem aumentar as suas vendas):

• Maior credibilidade – Dependendo do seu nicho, os usuários podem valorizar mais conteúdos em vídeo do que outros formatos, por isso as empresas que adotam este recurso tendem a ser vistas com mais respeito, criando maior credibilidade no mercado. Existem empresas que apostam na produção de webinars por não ter um custo muito alto, oferecendo essa divulgação em vídeo ao consumidor tanto ao vivo quanto de forma gravada, para que o conteúdo continue gerando leads.

• Maior tempo do visitante no seu site – Uma grande vantagem de usar vídeos em seu site, blog ou plataforma de e-commerce é que, se um visitante foi realmente cativado pela mensagem do vídeo, provavelmente irá assisti-lo até o fim. Isso aumenta o tempo de permanência em seu site. Diversos canais e redes, inclusive o Facebook, revelam que a aposta no vídeo aumenta a intenção de compra, por reforçar a confiabilidade do produto para o cliente. A produção engloba os teasers, que direcionam o usuário para uma página, os minivídeos explicativos, as demonstrações de um produto, as transmissões ao vivo, entre outras possibilidades.

• Maior relacionamento e comunicação com sua marca – Os conteúdos em vídeo agregam valor mais facilmente do que as publicações em outros formatos. Por isso, promovem maior comunicação e relacionamento de sua empresa com clientes.

Case

Agora que você já sabe os motivos pelos quais os vídeos devem ser incluídos em suas ações e estratégias de marketing de conteúdo, vamos comprovar tudo o que foi citado anteriormente. O case escolhido foi a Netshoes que utiliza conteúdos em vídeo para aumentar suas conversões dentro da plataforma de e-commerce, na sessão de FAQ, da mesma forma que usa essa estratégia para divulgar os produtos e mostrar a identidade da marca nas redes sociais. Isso porque os vídeos geram muitos comentários, compartilhamentos e curtidas e facilitam a aproximação do consumidor com a empresa.

Portanto, invista nesse recurso, gere tráfego dentro do seu e-commerce e aumente as chances de conversão em vendas.

Quer utilizar as melhores estratégias de divulgação para a sua empresa?

Contate nossos especialistas!