Atender o cliente: diferença entre uma boa plataforma e um problema

Post-blog - Suporte técnico a diferença entre uma boa plataforma e um problema

Uma boa plataforma de e-commerce pode ser reconhecida de longe pelos consumidores e é vivenciada de perto pelos donos de comércio eletrônico. Assim como em uma loja física, a e-loja precisa funcionar diariamente da melhor forma para o cliente e para o seu negócio. Porém, como fazer isso sem que a empresa saia no prejuízo devido a más escolhas durante o processo de definição do plano de negócios e da plataforma?

Quando se pensa em abrir um varejo online, os primeiros desafios são: saber quem é a sua marca no mercado e fazer um planejamento que abrace as particularidades da sua loja e da sua operação. Um dos pontos principais durante a construção da loja no universo digital é a escolha da plataforma, que vai abrigar as características da marca e oferecer recursos que se encaixam com as intenções de negócio da sua empresa.

Todo o esforço de meses e até mesmo de anos pode ir por água abaixo em segundos se o seu comércio não funcionar da forma correta para o consumidor. Por isso, além de investir em qualidade no atendimento e na gestão da marca, é preciso pensar também nas funcionalidades e na estrutura técnica que existe por trás dos grandes cases do e-commerce.

Não importa se as suas expectativas como cliente, que vai utilizar a plataforma de comércio eletrônico para vender produtos ou serviços, são a curto, médio ou longo prazo: você deve investir em uma ferramenta que otimize o seu trabalho e o andamento da sua loja, com um atendimento impecável e de alta qualidade.

Para atender bem o consumidor, invista em uma plataforma que sustente o seu negócio

Para que o consumidor seja bem atendido você precisa do suporte de equipes engajadas nas tarefas diárias de atendimento, logística, administração, entre outros setores, certo? Com a plataforma do seu e-commerce não funciona de maneira diferente. O suporte técnico sustenta as operações do dia a dia e resolve problemas que podem até influenciar na finalização de uma compra. Ou seja, o trabalho dentro de um e-commerce é baseado em três pilares: o que a empresa faz, o que a plataforma de comércio eletrônico oferece para que as ações sejam realizadas e aquilo que o cliente recebe.

Plataforma projetada para o crescimento da loja virtual

O primeiro passo para escolher uma plataforma de e-commerce é saber qual a infraestrutura que compõe a ferramenta. O datacenter da EZ, por exemplo, foi organizado para atender picos de demanda da sua loja, ter redundância de servidores para evitar qualquer falha e foi montado um complexo sistema de segurança para preservar todos os seus dados. No entanto, essas funcionalidades devem ser pensadas para que você cresça no mercado e não precise interromper uma jornada de venda devido ao desconhecimento de algum termo técnico ou de alguma operação na plataforma.

Por isso, todos os serviços do seu e-commerce precisam ser constantemente monitorados, dando tempo para que você se dedique apenas à parte principal: vender. E, vamos combinar, com uma equipe de atendimento ao cliente especialista em comércio eletrônico disponível para resolver qualquer problema surgido ao longo da operação da ferramenta, é muito mais fácil trabalhar. Pensando nisso, a EZ oferece um suporte diário para que o dono do e-commerce resolva suas dúvidas e questões por diversos canais, como: telefone, HelpDesk, e-mail, entre outros.

Fuja do perigo: o que a plataforma pode fazer por você

Vários obstáculos cruzam o caminho do seu e-commerce ao longo do dia. Um produto pode acabar no estoque, uma oferta pode não convencer o cliente ou a forma de pagamento disponibilizada ao consumidor não satisfazer a sua vontade. Mas essas são questões que podem ser resolvidas pela equipe de lojistas do e-commerce.

Porém, existem aqueles problemas técnicos que envolvem os servidores e as conexões da plataforma, que dizem respeito somente à operação da ferramenta e com os quais você lojista não deveria se preocupar. Portanto, para evitar dores de cabeça e momentos de tensão desnecessários na hora de abrir o seu e-commerce, é importante que você conte com uma plataforma que faça os ajustes técnicos e o controle diário das operações da sua loja. Se alguma janela do site não abrir corretamente ou qualquer outro tipo de questão técnica surgir durante a jornada de trabalho, é preciso que a sua equipe continue trabalhando e a infraestrutura que sustenta a sua plataforma resolva toda e qualquer dificuldade que se apresente.

O cliente não está preocupado com os problemas técnicos que você pode vir a enfrentar, pois o que ele deseja é ser bem atendido e encontrar produtos e serviços com um preço acessível. Então, na hora de escolher uma plataforma, opte por aquela que, além de possibilitar a criação do seu e-commerce, envolva questões de gerenciamento e suporte técnico.

O que avaliar para saber se uma plataforma é boa

Uma das grandes vantagens de uma boa plataforma de e-commerce (quando comparada a uma que só traz problemas) é a infraestrutura, que oferece segurança ao trabalho do dono do comércio. No caso da EZ, isso acontece devido ao modelo SaaS (software como serviço) adotado pela plataforma, que funciona a partir da proposta de lidar com toda a parte tecnológica de datacenter, servidores, webfarms e banco de dado.

Nas grandes campanhas, por exemplo, que reúnem diversos consumidores trafegando pela sua loja durante horas, como é o caso da Black Friday, o comerciante não precisa se preocupar com as questões técnicas que podem surgir devido ao grande volume de acessos. O atendimento dado pela EZ mantém o padrão de alta disponibilidade, com redundância de webservers e de outros componentes de rede eliminando qualquer trabalho para o lojista. Ou seja, se uma parte da máquina falhar, o seu e-commerce não precisa parar, pois vai ter outra para deixar tudo online para você.

A infraestrutura é monitorada 24 horas e conta com uma equipe de atendimento altamente capacitada para qualquer ação necessária. A EZ investe fortemente no suporte ao cliente no pré, durante e no pós-atendimento, garantindo que a sua loja virtual esteja sempre online e funcionando na parte operacional.

Além disso, a EZ realiza o Coach EZ Commerce, um treinamento planejado de acordo com o seu segmento, para que os colaboradores da sua equipe saibam operar as ferramentas da plataforma, potencializando suas vendas.

Portanto, entre em contato com a EZ, solicite uma proposta e fique por dentro de tudo aquilo que ela pode fazer por você!

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