Aumente a performance do seu e-commerce na Black Friday

blog-black-friday-sanders

Faltam 55 dias para a Black Friday, e nesta edição da série de conteúdos especiais convidamos Rafael JK, da agência Sanders Digital, para abordar o tema comunicação. São dicas valiosas para você aplicar na sua loja virtual e aproveitar ao máximo a data que mais vende no e-commerce nacional.

1.Prepare-se, ainda é tempo!

A importância de se preparar antes para que essa data seja um sucesso começa com uma boa negociação com seus fornecedores, mostrando o potencial da data – que para alguns já é notório – e chegando em negociações para que sua margem não seja tão sacrificada.

2. Criar a comunicação sob o tema “Black Friday”

Uma das coisas que com certeza faz diferença é uma comunicação diferente para a Black Friday: envelopar o site com o tema, banners que leve para uma vitrine específica da ação, hotsites e selos nos produtos que realmente sofrerão um desconto real e maior e criar uma vitrine específica com os produtos selecionados.

3. Atenção às campanhas de CPC

Nesse dia muitos players vão comprar palavras chaves e com relação à black friday, é importante manter uma boa otimização, criar previamente os anúncios sejam eles textuais ou gráficos e ter alguém monitorando essas campanhas durante todo o dia para garantir a máxima performance.

4. Redes Sociais

Ambientar as redes sociais trocando capas de página utilizando a temática da Black Friday e preparando posts durante o dia para divulgar os produtos com descontos reais. Além disso, se for utilizar alguma campanha voltada à branding e performance nas redes sociais, também realizar um trabalho efetivo de otimização e subir as peças corretas, sempre validando o preço e a condição. Aproveite também para definir as hashtags junto aos posts, exemplo: #blackfriday #blackfridaybrasil

5. E-mail marketing

Uma das ferramentas mais poderosas nesta data! A grande sacada é trabalharmos bem a nossa base de clientes nesse dia, portanto, selecionar os produtos com os descontos e criar uma boa peça de e-mail marketing com certeza vai gerar um bom efeito. De preferência também todo preto e que o primeiro já seja enviado às 00h01. Durante o dia você também pode segmentar a sua base e realizar outros disparos promocionais.

6. Frete

Se for realizar algum tipo de desconto percentual ou frete grátis para alguma região, é importante que seja validado e testado antes. Muitos lojistas sobem um banner de promoçA3o sem testar se ela está ativa!

7. Retire os plugins de redes sociais

Precisamos pensar em performance máxima da sua loja, portanto, evitando ter mais requisições em outros servidores a sugestão é nesse dia retirarmos os plugins de redes sociais da loja!

8. Cuidado com o boleto bancário

Quando alguém compra via boleto bancário o seu estoque fica reservado para esse cliente até ele pagar (ou não) o boleto, portanto, é importante tomar cuidado, em 2014 vimos muItas lojas desativamento esse método de pagamento no dia pois muitos oportunistas geraram boletos em diversas lojas para comprar o mesmo produto e depois apenas analisavam qual era o melhor custo x benefício, assim, se o lojista não tivesse um estoque ideal deste produto ele poderia perder a venda para o próximo cliente com um cartão de crédito e limite.

9. Senso de urgência

É muito bacana trabalhar com o gatilho mental da “escassez”. Chamadas como “ainda dá tempo”, “última chance”, “só hoje”.

10. Envie um cupom promocional físico

Aproveitando as vendas do Black Friday, envie para o cliente um cupom de desconto para o Natal por exemplo, aumentando assim a recompra.

11. Defina um “mix de combate”

Você pode trabalhar com alguns produtos “iscas”, ou seja, produtos com descontos maiores e mais apelo.

Rafael JK
Sanders Digital
rafaeljk@sandersdigital.com.br
(11) 2305-7672
www.sandersdigital.com.br