Como aumentar o ticket médio do seu e-commerce?


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Uma loja virtual pode ter bons resultados, mas ainda assim precisa escalar as vendas para atingir metas mais ambiciosas. Isso significa não apenas aumentar a quantidade de vendas e reduzir o abandono do carrinho de compras antes de finalizar a aquisição, mas também aumentar o ticket médio do seu e-commerce.

Mas como alcançar esse objetivo? Há algumas ações que podem ser tomadas e você as conhecerá a seguir.

O QUE É TICKET MÉDIO?


Basicamente, esse conceito representa o valor médio gasto por cada cliente no seu estabelecimento, seja ele físico, seja virtual. Por isso, o cálculo do ticket médio é bastante simples:

Ticket médio = total de vendas em determinado período / total de pedidos no mesmo período

Assim, se o total de vendas foi de R$100.000 e o total de pedidos foi de 300, o ticket médio é de R$333,33. Ou seja, esse é o valor médio que cada cliente gasta em uma compra no seu e-commerce.

No entanto, a pergunta que fica é:

O QUE FAZER PARA AUMENTAR O TICKET MÉDIO DO SEU E-COMMERCE?


1. Produtos complementares


Essa é uma estratégia que tende a trazer bastante resultado, mas é preciso se atentar para os itens que estão sendo sugeridos. O recomendado é que sejam acrescentados poucos produtos e todos devem ser relevantes para o consumidor — caso contrário, a estratégia será falha deverá ocorrer a síndrome do carrinho abandonado.

loja virtual vende perfumes, é possível oferecer um creme hidratante da mesma linha do perfume escolhido.

2. Frete grátis


O frete grátis é uma ação adotada por diversos e-commerces, mas nem sempre possui um propósito determinado. Ou seja, essa estratégia é mal utilizada e acaba não se tornando uma vantagem competitiva.

Então, como atingir o melhor resultado? O recomendado é basear o cálculo do frete no valor do ticket médio desejado, sendo que ele deve estar 20% acima desse índice.

Voltando ao exemplo anterior, se o ticket médio é de R$333,33, o frete grátis deve ser oferecido em compras acima de R$399,99. Já o ticket médio é de R$50, a entrega gratuita deve ser oferecida para aquisições acima de R$60.

Dica: divulgue em vários locais da loja virtual que o frete grátis é válido para compras acima de determinado valor. Isso incentiva os clientes a comprarem mais para obter o benefício.

Além disso, existem outras duas modalidades de frete grátis que podem ser adotadas:

  • Para todas as compras: essa modalidade é ótima para o consumidor, mas acaba pesando para o lojista, porque ele arca com 100% do valor da entrega.

  • Nas compras de um produto ou kit específico: essa é outra forma de incentivar o cliente a comprar mais, o que consequentemente aumenta o ticket médio.

3. Kits de produtos


Os kits de produtos são similares aos produtos complementares, mas os kits são formados pela própria loja e oferecidos por preço mais baixo. Por exemplo, um e-commerce de cosméticos pode fazer um kit com determinado blush, delineador e batom que combinem e que custem, juntos, 15% a menos do que a compra dos itens separados.

É importante ressaltar que essa estratégia apresenta custos para o negócio, mas aumenta o ticket médio porque, sem essa ação, o cliente provavelmente compraria somente um dos produtos.

Além disso, o e-commerce deve deixar claro do que se trata o kit, dos produtos que o compõem e do desconto oferecido.

4. Cashback


Uma possibilidade para aumentar o ticket médio e fazer o cliente voltar a comprar é oferecer um cashback, ou sejam, um crédito para ser utilizado em uma próxima compra. Essa estratégia deve ser adotada quando o cliente comprar acima de determinado valor.

Por exemplo, a sua loja virtual pode oferecer um cashback de R$50 de desconto em compras acima de R$200. O valor do desconto deve ser fornecido também com base no cálculo de 20% do ticket médio desejado.

O cashback tende a ter mais sucesso quando os produtos oferecidos no e-commerce forem de uso recorrente. Assim, o consumidor sabe que comprará o mesmo produto em pouco tempo e decide adquirir o valor mínimo para obter o crédito.

5. Produto de presente


Oferecer um produto como presente é uma forma de agradar o cliente e incentivá-lo a comprar novamente. Essa cortesia também é um benefício que chama a atenção. No entanto, para ter sucesso, o presente deve ser oferecido em algumas situações, como:

  • Nas compras acima de determinado valor: se o valor da compra for alto, é interessante oferecer um produto de presente para valorizar o cliente.

  • Nos pacotes de produtos: se o cliente comprar um pacote de produtos, um presente relacionado pode ser uma boa opção. Por exemplo, se a sua loja vendeu três camisetas em um pacote para um mesmo cliente, é possível oferecer uma quarta camiseta de brinde.

  • Na primeira compra: essa é uma maneira de fidelizar o cliente, já que é uma maneira de agradecer pela preferência.

  • Em compras de clientes recorrentes: além de valorizar os clientes novos, é fundamental manter os antigos. Por isso, oferecer um produto de presente é uma forma de manter os clientes fidelizados. Você pode optar por oferecer o presente junto a uma compra realizada ou de forma independente, incentivando o cliente a adquirir algum produto.

6. Produtos de edição limitada


Essa é uma estratégia que tem duração limitada, mas pode ser uma boa ferramenta para aumentar o ticket médio. A ideia é criar um senso de urgência para fazer o cliente comprar determinados produtos. Porém, justamente por esse limite de tempo imposto, o aumento nas vendas tem duração específica.

Utilizando uma ou mais dessas estratégias, você vai ter um resultado melhor na sua loja virtual, poderá aumentar o ticket médio do seu e-commerce e, como consequência, o faturamento da empresa.

Agora que você já conhece algumas dicas de como aumentar o ticket médio do seu e-commerce, aproveite e compartilhe conosco a sua experiência!