Como realizar a venda de serviços agregados em e-commerce?

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Aumentar o lucro e fidelizar clientes são ações que fazem parte das metas de todo empresário — e se tornam ainda mais desafiadoras para quem trabalha com e-commerce. Para atingi-las, uma estratégia eficiente é investir na venda de serviços agregados aos produtos.

Além de aumentar o ticket médio das suas transações, o que consequentemente eleva a margem de lucro, por meio de um serviço extra você cria um benefício a mais para o consumidor. Dessa forma, são trazidos diferenciais competitivos e novas vantagens à sua loja virtual.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Por que investir na venda de serviços agregados?

Hoje em dia, mais empreendedores estão apostando no varejo on-line. A tendência é que isso só aumente e, com o tempo, torne o comércio eletrônico cada vez mais competitivo.

Dessa forma, um fator de sobrevivência é se profissionalizar constantemente, deixando a sua loja virtual cada dia mais completa, mas sem deixar de voltar as atenções para aquilo que é o seu grande foco.

Além de tornar o seu site mais completo e competitivo, por meio da venda de serviços agregados você fornece uma experiência de compra satisfatória para o seu cliente. E como já é de conhecimento geral, público satisfeito compra de novo, de novo e de novo…

Não podemos deixar de considerar que, além dos motivos já citados, há o ganho da retenção de clientes. Como assim? Simples: evitando que o seu consumidor necessite ir até o site do concorrente comprar aquilo que poderia ter adquirido com você!

Como oferecer um serviço agregado no e-commerce?

Agora que você já entendeu a necessidade de apostar nesse diferencial, é preciso avaliar a maneira mais correta de colocá-lo em prática. Primeiramente, é importante frisar que essa é uma decisão estratégica e deve estar baseada em um bom planejamento.

Antes de definir qual será o serviço que oferecido, vale recorrer ao seu know how. A experiência de mercado, porém, não deve ser o único fator a ser levado em consideração.

Realizar uma pesquisa de mercado, a sondagem da concorrência e, até mesmo, uma análise do público-alvo garante uma ação mais assertiva nesse aspecto.

Procure responder à seguinte questão: o que eu posso oferecer para o meu cliente, de forma a agregar ao produto principal, melhorar a experiência de compra e fortalecer o relacionamento? Com base nisso, trace a melhor estratégia para o seu e-commerce.

Tenha sempre em mente que o fato de vender um serviço agregado não é sinal de que a sua mercadoria não tem qualidade. Mesmo sendo excelente, seu produto provavelmente não vai solucionar todas as necessidades do consumidor.

O objetivo é complementar o item de uma forma que o cliente se sinta totalmente satisfeito. Isso acontecerá tanto pela qualidade individual como pelo “plus” trazido pelo serviço incorporado a ele.

Quais cuidados devem ser tomados?

Se você tem uma loja virtual exclusiva para vender sapatos masculinos, por exemplo, é muito importante que, na hora de definir os serviços agregados a serem disponibilizados, não opte por algo que canibalize o seu produto principal.

Ou seja: não tire o foco da sua atividade. Afinal, como o próprio nome sugere, trata-se de um recurso que vai agregar ao seu negócio (e não competir com ele).

Outro erro muito comum aos empresários do varejo on-line é não pensar no uso que o consumidor final fará daquilo que está adquirindo como serviço. Se ele não sentir, de fato, que o item é vantajoso, todo o seu empenho sairá pela culatra.

Quais tipos de serviço posso oferecer na loja virtual?

Se estiver baseada no seu planejamento estratégico, a decisão de como procederá a venda de serviços agregados se tornará mais qualificada. Além dos serviços tradicionais, como a entrega express, vale usar a criatividade e a imaginação.

Para quem trabalha com itens de menor porte, uma dica é oferecer a opção de uma embalagem personalizada ou, até mesmo, um embrulho de presente. Outra estratégia, ainda nessa linha, é uma carta personalizada.

Imagine o quanto o consumidor ficará tentado a investir um valor a mais para dar à pessoa amada um mimo, como uma embalagem e uma carta? Essa é uma boa ideia, não acha? Pense nisso!

Se o seu segmento de atuação é voltado para artigos de moda, como vestuário, calçados ou produtos de beleza, uma alternativa de venda de serviços agregados pode ser um consultor on-line de moda ou algo que personalize o produto adquirido.

Já para os que comercializam produtos de maior porte, como móveis e artigos de decoração, uma dica é oferecer ao cliente o serviço de montagem dos itens. Explore benefícios como “garantir a perfeição final da peça” ou “a tranquilidade de não precisar se preocupar com a montagem”.

Além dessas sugestões, outra saída pode ser a venda de seguro com garantia estendida. Destaque a importância de proteger o produto quanto a eventuais acidentes ou imprevistos.

Normalmente, as pessoas têm receio quanto a isso, pois pode parecer que a mercadoria vai estragar. Para contornar a questão, dê o argumento, por exemplo, de que “até o melhor jogador de futebol do mundo pode se machucar”.

Como obter sucesso na venda de serviços agregados?

O varejo on-line é um modelo em desenvolvimento que só tende a se fortalecer com o tempo. Dessa forma, investir constantemente em estratégias, visando conquistar o cliente, é um fator de sobrevivência e aumento da competitividade.

Ao agregar, estrategicamente, serviços aos seus itens principais, você se destaca da concorrência e, indiretamente, aumenta o faturamento. Sem desviar o foco das atividades principais e complementando aquilo que comercializa, é possível fortalecer o seu produto.

Hoje em dia, há inúmeros prestadores que atuam na venda de serviços agregados e atendem aos mais diferentes segmentos. Buscar parcerias com empresas competentes e de credibilidade também é muito importante para garantir o sucesso da sua estratégia.

Gostou de saber um pouco mais sobre as vantagens dos serviços agregados? Vai aplicar essa estratégia na sua loja virtual? Então que tal dar uma olhada nas dicas que separamos para você melhorar a gestão do seu e-commerce?

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