Dicas para fazer seu e-commerce faturar mais no inverno

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O que não é segredo algum para todo comerciante digital ou físico é que a sazonalidade impacta brutalmente nos estoques específicos e na receita de sua loja.

Prova disso são as liquidações chamando cada vez mais compradores de vestuário, por exemplo, para artigos de inverno, verão, outono e primavera.

Neste ano, nosso inverno terá início em 21 de junho e término em 22 de setembro.

E, se sua loja virtual trabalha com artigos relacionados ao tempo frio é hora de preparar suas estratégias de venda para liquidar seus estoques.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o inverno é o momento de quedas de temperatura, mas não para o e-commerce que com o aquecimento de vendas nesta estação espera crescer de 10 a 15% como todo ano nesta época.

 

É justamente nessa época que os consumidores esperam para renovar seus guarda-roupas e adquirir peças para os dias frios e, seu e-commerce deve estar preparado para ter algo a mais na hora da venda.

 

Listamos algumas dicas para sua loja virtual sair à frente nas vendas neste inverno:

 

Pense como o seu cliente

 

Colocar-se no lugar do seu cliente e imaginar o que ele deseja comprar, faz toda a diferença ao seu negócio, já que antecipar às necessidades de compra, faz sua loja ganhar pontos extras frente às demais.

As campanhas de Google Adwords são estratégias interessantes e necessárias.

Quando seu cliente buscar algo como “produtos de inverno”, “roupas de inverno” ou derivados, com um bom estudo de palavras chaves, sua loja será facilmente indicada pelo Google.

Para isso, procure seguir essas dicas:

  • Faça um estudo e invista em palavras que darão um ótimo retorno para seu e-commerce, principalmente em datas sazonais.
  • Preste atenção na qualidade das palavras chaves utilizadas e de preferência, procure trabalhar com poucas palavras para ser mais assertivo nos clientes relevantes.
  • Não esqueça de segmentar seus públicos.
  • Reserve com antecedência uma verba específica para as campanhas.
  • Acompanhe suas métricas.

 

 

Faça promoções atraentes

 

Para atrair até os clientes que ainda tem dúvidas sobre os itens de inverno, faça promoções específicas para este segmento.

Se sua loja vende aquecedores, vestuário, vinhos ou qualquer produto que seja voltado ao frio, use e abuse de técnicas do “compre 2 e pague 1”, “desconto de 50%”, “frete grátis”, entre outros.

Quanto mais vantagens seu comércio oferece, mais ela larga na frente da concorrência.

 

Um dos motivos pelo qual o consumidor ama o e-commerce é pelas vantagens de descontos maiores do que as lojas físicas, além da comodidade.

 

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Segmente seus clientes

 

O varejista online deve estar pronto para utilizar as ferramentas necessárias para identificar e estudar o comportamento do seu público.

Por meio do Google Analytics, e-mail marketing e cadastros, por exemplo, é possível traçar o que o seu consumidor espera da sua loja e assim, fica mais fácil atuar fortemente quando a oportunidade da sazonalidade aparece, até no caso, por divisão geográfica.

 

O inverno é atrativo, mesmo quando não está tão frio assim

 

Por meio da análise de dados de busca do Youtube e do Google Consumer Survey , pudermos descobrir neste ano de 2017 que o inverno muitas vezes fica na imaginação dos brasileiros pelo clima tropical, mas essa vontade de vivenciar o frio tem grande influência nas compras deste período.

Por exemplo, a pesquisa da cidade “Gramado” acaba sendo menor que “Gramado com frio”.

Ou seja, temos a prova clara que as pessoas querem vivenciar o que fica apenas no imaginário na época fria.

Na pesquisa, foi confirmado também que a busca por chocolates em julho, supera até mesmo a tão famosa Páscoa.

A sazonalidade do inverno é de fato a oportunidade certa para que as empresas comercializem produtos tradicionais da estação como vinho, fondue, blusas e moletons.

Para o comerciante, resta se reinventar e aproveitar a oportunidade para “pensar fora da caixa” e criar além do óbvio.

 

 

Mas, e se meu e-commerce não trabalha com produtos de inverno?

 

Pois é, estamos falando do aumento de vendas no inverno, de toda a gama de artigos que você pode ofertar ao seu prospect, mas, e se minha loja não tem produtos voltados ao inverno?

Você não compra produtos nesta época já que seu portfólio não está voltado para essa época do ano, consequentemente seu fornecedor também ou anula ou diminui a venda dos itens e todo o mercado de que você faz parte fica freado.

É exatamente aqui que você pode se destacar dos seus concorrentes.

Imagine entrar em contato com a empresa que fornece os produtos para a venda de sua loja virtual e conseguir um desconto atrativo.

É neste momento que a renda adquirida na época que seu e-commerce mais vendeu pode trazer retornos muito positivos frente à sazonalidade.

Tente descontos de “20% off”, por exemplo, e tenha a oportunidade de lucrar igual ou até mais do que nos seus melhores dias.

Mas, para conseguir resultados positivos, atente-se ao espaço no seu estoque. Pois, imagine que se for algum produto que trabalhe em formato coleções como biquínis, vestidos e sandálias, seu produto pode ficar desvalorizado e perderem seu valor de lucro se restarem muitas peças.

 

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O novo também é bom!

 

Infindáveis motivos explicam o motivo que os consumidores levam em conta no momento de sua compra.

Podemos citar a sazonalidade em si, sua localização de residência, costume ou faixa etária.

O fato é que o mercado está cada vez mais exigente e variado e o poder de decisão de compra está indo cada vez mais além do óbvio e para isto, a sua loja virtual deve estar pronta para trabalhar com um mix de produtos variados. Porque não?

Em suma, o que o lojista precisa lapidar na sua forma de trabalhar é que vender a mesma coisa não resolve.

Como acabamos de falar, o mercado vem exigindo mais e para isso, seu e-commerce precisa fazer a lição de casa para cada vez alavancar mais.

 

Procure sempre estar atualizado com as tendências, busque produtos novos e ofereça alternativas, observe a concorrência e esteja preparado para o novo.

 

Imagine se surge inesperadamente um item inédito no mercado, mas, sua loja não trabalha com ele em específico e você tem duas opções: aumentar o portfólio de produtos ou deixar que meu concorrente o faça.

Por qual decisão você opta?

Ser expert em um ramo é ótimo, mas ter a chance de dominar uma fatia de mercado cada vez maior é sensacional.

Reinvente-se!

 

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