É AMANHÃ – Black Friday

271114_blog_topo

Restando um dia para o “natal do e-commerce”, a preocupação gira em torno de diversos elementos. Promoções e estratégias de divulgação, SAC, suporte e infraestrutura. Se fossemos elencar, a maioria dos lojistas colocaria a infraestrutura no topo da lista, especialmente porque grande parte não possui controle direto sobre isto. Estratégias, atendimento e demais elementos que compõem toda a preparação para um evento como este estão ao seu alcance, dependendo basicamente de reposicionamento de ideias, pessoas e outras questões mais pontuais.

Porém, a infraestrutura representa algo incerto na medida em que muitas lojas contratam fornecedores, dependendo do feedback destes para compreender como está o andamento do serviço, estabilidade, entre outros fatores.

Como em qualquer situação, aqui existe o ônus e o bônus. Contratar de forma direta e assumir 100% da responsabilidade implica na ideia de um investimento, teoricamente, muito superior. Se considerarmos o perfil de serviço que entendemos como estável, seguro e com escalabilidade, mais a contratação de profissionais que possam fazer o gerenciamento adequado, certamente estamos falando de um custo operacional multiplicado em algumas vezes.

Porém, ratificando: você terá total controle sobre o que e como executar este ponto na sua operação. Este é o benefício, pois evita o repasse de responsabilidades que muitas vezes gera insatisfações pela incompatibilidade de ideias entre quem contrata e quem intermedia.

Do outro lado, temos modelos onde o lojista terá um intermediador, e neste contexto a palavra se aplica em sua literalidade, pois será uma empresa intermediando sua “relação” com a infraestrutura. A desvantagem fica basicamente em cima do que foi apontado como benefício nos itens supracitados, então perde-se o controle total, o feedback será indireto e você se torna refém de um terceiro, que deverá encarar este cenário com a mesma responsabilidade que você, que prima pelo desempenho máximo da loja.

Operar em 100%, com todos os feedbacks positivos, gera para a Plataforma de E-commerce mais do que um sentimento de dever cumprido, afinal isto é o que deve ocorrer o ano inteiro, mas sim a ideia de vencer a prova com nota máxima, não pela média.

Sair da média significa se preparar mais, assumir junto a responsabilidade dos lojistas e atingir um resultado muito bom durante todo o evento.

Nos preparamos para garantir o bom desempenho da sua loja. Conheça nossas ações:

Ampliamos a estrutura do nosso data center e isso vai garantir que o desempenho da sua loja corresponda às expectativas do evento.

Também estamos pensando no seu cliente, por isso contratamos novos servidores de cache, que serão aumentados conforme a análise da carga consumida durante a campanha, ou seja, o tempo de carregamento da sua página será mais rápido à medida em que o tráfego gerado demandar isso. A ideia é que parte do conteúdo estático da loja (layout, por exemplo) trabalhe com um tempo de carregamento melhor.

O checkout recebeu cuidados especiais, com otimizações nos servidores para que os ambientes de finalização também possuam um tempo de resposta que acompanhe o comportamento de seus usuários.

Ainda, não podemos esquecer que a loja possui diversos fornecedores além da própria plataforma, então diversos mecanismos de segurança também irão ajudá-lo.

Quem trabalha integrado com soluções externas (ERPs, CRM’s) estará assegurado. Qualquer instabilidade fora da plataforma não impactará na transição de dados, os quais ficam em fila para que não ocasione qualquer perda de informação, rupturas de estoque e demais problemas. Após estabilização de seus fornecedores, a plataforma volta a encaminhar os dados normalmente.

Mesma situação em relação aos meios de entrega. Havendo qualquer problema com os correios, tabelas de backup (atualizadas) serão utilizadas de imediato para suprir qualquer necessidade.

E não se trata apenas de tecnologia, o fator humano está 100% presente. As equipes de atendimento e infra estarão disponíveis em tempo integral durante o evento, com atividades intensificadas das 18 horas da quinta-feira até as 18 horas de sábado

Por fim, desejamos a todos muito sucesso em todas as campanhas e assim como falamos no primeiro dia, que sejamos boas referências para o evento, a Plataforma e os Lojistas.

271114_blog_rodape