Email marketing ainda funciona para e-commerce?

Email marketing ainda funciona para e-commerce

 

Você acha que o email marketing morreu? Ou você acha que ele ainda funciona bem no e-commerce? Se tem alguma dúvida sobre isso, esse post é para você.

Sabemos que um dos maiores desafios de uma loja virtual é fazer o marketing de maneira eficiente.

E quando falamos em eficiência, nos referimos à capacidade de gerar tráfego qualificado para a loja, pois um tráfego qualificado tem muito mais chance de comprar do que um “tráfego qualquer”.

Neste aspecto, o que observamos na prática é que o disparo de email marketing segue sendo muito eficiente para e-commerces de qualquer segmento.

 

Especialmente em alguns nichos, observamos que o e-mail marketing é, com frequência, a mídia com maior ROI (Retorno sobre o Investimento).

 

E você sabe porque? Veja 7 motivos que fazem do email marketing uma mídia indispensável para o seu e-commerce:

 

1. GRANDE ALCANCE

 

Segundo estudos, hoje existem mais de 3.7 bilhões de e-mails no mundo.

Ou seja, praticamente todo mundo possui um ou mais de um e-mail.

Além disso, outros estudos mostram que o e-mail segue entre os principais motivos de as pessoas usarem a internet diariamente, o que aumenta sua relevância.

2. RAPIDEZ

 

A comunicação por e-mail traz resultados imediatos de interação.

Na média, 80% dos resultados de uma campanha são gerados nas primeiras 24 horas após o envio.

Em 48 horas, 95% das interações já terão ocorrido.

 

Blog-EZquero-montar-uma-loja-virtual-por-onde-eu-comeco

 

3. PERSONALIZAÇÃO

 

Enquanto a maioria das mídias digitais permite a comunicação apenas do tipo “1 para vários”, com baixo nível de personalização, no email marketing é possível e muito fácil personalizar a comunicação.

 

As ferramentas de email marketing permitem que você facilmente envie a mensagem certa, para a pessoa certa na hora certa.

 

4. SEGMENTAÇÃO

 

Sabemos que as pessoas são diferentes e justamente por isso, precisam ser tratadas de modo diferente!

É para isso que serve a segmentação no email marketing.

Uma vez que você possui uma audiência estabelecida, é possível criar segmentos dentro da sua lista de email com base em informações cadastradas nela ou com base em interações com campanhas anteriores.

Assim, é só comunicar conteúdos diferentes e relevantes para cada um destes segmentos.

Por exemplo: você pode criar um segmento de homens, um outro de mulheres ou então um outro de pessoas com idade entre 20 e 30 anos.

Já para ser mais assertivo quanto ao interesse real das pessoas, você pode criar um segmento com base em interações com outras campanhas de e-mail já enviadas, podendo agrupar, por exemplo, quem clicou em um determinado link nos últimos 30 dias.

imagem-segmentação-email

 

5. ALTAS TAXAS DE CONVERSÃO

 

Por toda esta capacidade de segmentação e personalização, é comum que o email marketing esteja entre as mídias com maior taxa de conversão no e-commerce brasileiro.

 

Se o seu e-mail marketing converte abaixo das outras mídias digitais, pode ser um sinal de alerta, possivelmente você tem diversos pontos a melhorar em sua estratégia.

 

6. RETENÇÃO DE CLIENTES

 

Quem trabalha com e-commerce sabe: é muito mais caro conquistar um novo cliente do que vender para um já cliente. Não é?

Diante desse cenário, o email marketing é uma excelente mídia para aumentar a retenção de clientes e gerar vendas recorrentes.

O potencial de retenção de clientes com email marketing depende muito do nicho de atuação do e-commerce, pois alguns nichos possuem um alto nível de recompra, outros não.


Por exemplo: lojas de suplementos alimentares e de cosméticos possuem um nível de recompra superior a lojas de móveis e decoração.

Assim, segmentos com alto nível de recompra irão, naturalmente, conseguir gerar mais vendas recorrentes junto aos seus atuais clientes usando o e-mail.

 

7. COMPATÍVEL COM MOBILE

 

A chegada dos dispositivos móveis turbinou o poder do e-mail marketing.

Agora, não é mais necessário estar na frente de um computador para ler e-mails.

As pessoas podem ler em qualquer lugar, no seu celular, tablet ou na Smart TV.

Um estudo da empresa Litmus mostra que desde 2016 já há mais aberturas de e-mails ocorrendo em dispositivos móveis do que em computadores.

Por isso, lembre-se sempre de criar peças de e-mail compatíveis com telas pequenas, para tirar o maior proveito possível em aberturas e cliques.

 

Blog-EZquero-montar-uma-loja-virtual-por-onde-eu-comeco

 

8. TOTALMENTE MENSURÁVEL

 

Tudo que se faz no email marketing pode ser medido no detalhe e em tempo real.

Qualquer sistema de email marketing razoável irá apresentar métricas como Taxa de Abertura, Taxa de Clique, Taxa de Entrega e Taxa de Descadastro. Já sistemas mais avançados e focados em e-commerce, conseguirão apresentar métricas de conversão das suas campanhas, como Receita (R$), Ticket Médio, Pedidos, Taxa de Conversão, ROI, etc.

 

Com esta possibilidade de entender no detalhe tudo o que funcionou e o que não funcionou, se torna muito mais fácil evoluir a estratégia ao longo do tempo. Use isso a seu favor!

 

9. BAIXO CUSTO = MAIOR ROI

 

Outra grande vantagem do email marketing é o seu preço.

O valor do CPC (Custo por Clique) do email marketing costuma ser um dos mais baixos observados no e-commerce brasileiro.

 

Com um custo baixo, se for trabalhado da maneira correta, se torna mais fácil alcançar um ROI expressivo.

 

Enfim, por todos estes motivos, o email marketing é até hoje uma das mais importantes mídias para o e-commerce e segue funcionando muito bem se for feito da maneira correta.

E você? Como tem feito o seu e-mail marketing? Esperamos que tenha aprendido um pouco mais sobre o assunto e que busque novas estratégias para melhorar seus resultados.

 

Deseja montar sua loja virtual?

Nós podemos te ajudar!

 

Entre em contato com a EZ Commerce!