Marketplace: uma oportunidade atrativa para aumentar as vendas

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Ter maior visibilidade e encontrar em um novo ambiente oportunidades de negócio são os principais diferenciais quando se está ativo em um marketplace.

A responsabilidade de oferecer os produtos para os mais variados perfis de consumidores, a competitividade de preços e o maior número de interações, às vezes, são vistos como obstáculos.

Mas, principalmente para os pequenos varejistas ou mesmo para aqueles acostumados a gerenciar apenas uma loja, as grandes vitrines virtuais acabam se transformando no caminho mais vantajoso e eficiente para se ter mais vendas e maiores lucros.

Esse modelo de negócio reúne diversas oportunidades para os principais atores do comércio online.

 

Os consumidores encontram facilidade no momento do pagamento, quando compram produtos de diferentes e-commerces em apenas uma transação.

 

Já o lojista expõe seus produtos a um maior número de compradores de diferentes perfis e nichos de mercado, e tem a possibilidade de crescer enquanto negócio, aumentando as conversões em vendas.

 

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Ponto de encontro virtual com potencial para o aumento das vendas

 

Para integrar o seu e-commerce em um marketplace não é preciso abandonar a marca ou perder a relevância nos principais buscadores, como o Google.

Os marketplaces, hoje, representam mais um canal de venda da sua loja.

Por isso, são considerados como um meio atrativo para aqueles que desejam expandir as vendas.

O ponto de partida para aumentar o potencial de venda do seu e-commerce é ser encontrado.

Em alguns casos, os pequenos e até os médios lojistas não têm sua marca reconhecida no mercado justamente por não estarem ativos nas grandes redes de varejo, permanecendo isolados dos locais onde existe um número expressivo de pessoas circulando diariamente.

De acordo com dados do 35º relatório Webshoppers, realizado pela Ebit, empresa que é referência em coleta de informações sobre o varejo nacional, o número de consumidores ativos no mercado de compras online brasileiro cresceu em 22% de 2015 para 2016, passando de 39,14 milhões para 47,93 milhões de pessoas.

 

Ou seja, são milhões de consumidores que podem estar próximos da sua marca.

 

Portanto, ter a loja presente nos marketplaces torna esse caminho mais fácil.

O próprio mercado mostra isso. Na Amazon, 60% das vendas realizadas no site são de terceiros operando no modelo de marketplace.

E você não precisa estar fora dessa estimativa. Grandes lojas como Americanas, Submarino e Netshoes abrem suas portas para diferentes e-commerces e isso atrai diversos tipos de público e consumidores.

Apenas uma dessas vitrines tem mais de 1 milhão de acessos diários.

Portanto, estar ativo em um marketplace é ter diariamente milhares de oportunidades para vender, conquistar consumidores e ter maiores índices de finalização de compras.

 

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No marketplace a sua estrutura de venda está pronta

 

A grande vantagem para o lojista ao iniciar o processo de integração do e-commerce como o marketplace está em atuar em uma infraestrutura que já está montada.

A taxa de investimento que é feita pelos lojistas menores quando estão sozinhos no mercado nos setores de marketing, por exemplo, para alcançar maiores audiências, acaba sendo muito grande e, por isso, suas margens de lucro ao final do mês são pequenas.

Porém, nos marketplaces não é preciso grande investimento para manter o e-commerce competitivo, afinal, o próprio site se responsabiliza pela geração de tráfego, promovendo o engajamento dos anúncios.

Dessa forma, os produtos da sua loja ganham visibilidade e chegam a ainda mais clientes, o que pode aumentar as suas conversões em vendas.

O vendedor fica responsável apenas pela gestão dos pedidos e a realização da entrega e o marketplace responde pela divulgação dos produtos e também pelo processamento dos pagamentos.

Outro ponto importante está na parte da negociação entre o e-commerce e o marketplace parceiro. A remuneração do marketplace ocorre somente após a realização da venda e, com isso, é possível explorar ao máximo o potencial de venda da sua loja sem assumir riscos, podendo ter maiores lucros.

 

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O seu e-commerce em diferentes vitrines

 

Ter uma loja ativa em um marketplace não significa que o seu e-commerce não possa estar ativo em diferentes marketplaces ao mesmo tempo.

Ao ampliar as possibilidades de interação com a sua loja, colocando seus produtos à venda em mais de uma vitrine, é possível converter um maior número de consumidores em vendas.

No entanto, para que a sua atuação seja realmente eficiente em mais de um marketplace, é preciso encontrar uma plataforma de e-commerce que facilite a essa integração.

 

O Octopus da DCG é uma plataforma que permite o gerenciamento de diversos marketplaces em um único lugar, diminuindo o desafio de ter a sua loja em diversos locais.

 

A plataforma é totalmente integrável ao EZ Commerce e ao Core e, por meio dela, você pode cadastrar seus produtos e selecionar quais serão anunciados em cada uma das vitrines.

Ela possibilita a gestão de artigos de forma independente, assim, você pode escolher a melhor estratégia comercial de acordo com o perfil do marketplace e dos seus clientes e anunciar produtos específicos para cada um deles.

Ao mesmo tempo, a plataforma faz o controle de cada anúncio, com relatórios especiais individualizados e campanhas personalizadas.

Ou seja, você pode oferecer o mesmo produto em diferentes vitrines e alcançar diversos tipos de consumidores, que, ao conhecerem a sua marca, podem se tornar clientes fiéis, aumentando as vendas do seu e-commerce.

 

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