O que é o CRO e como ele pode aumentar a taxa de conversão do seu site?

Post-blog-o que é o CRO e como ele aumenta a taxa de conversão de um site

Ao contrário do que muita gente pensa, não são apenas os baixos preços dos produtos e a boa qualidade dos serviços que elevam a taxa de conversão de um e-commerce. Mais do que economizar dinheiro, a maioria dos consumidores deseja conseguir uma excelente experiência de compra.

Para obter isso, é essencial investir em alguns itens importantes, que favorecem uma boa navegação. Entre eles estão a comunicação visual, o layout, a disposição dos links, a confiabilidade das informações, a facilidade na leitura, a qualidade e o tamanho das imagens e a responsividade.

Com base nessa realidade, escolhas adequadas de CRO são primordiais para a lucratividade de uma loja virtual e também para viralizar a marca.

E você, já sabe o que é o CRO e como ele aumenta a taxa de conversão de um site? Ainda não? Então não perca mais tempo e aprenda tudo sobre o tema neste post!

O que é CRO?

CRO é a sigla em inglês para Otimização de Taxa de Conversão (Conversion Rate Optimization). Em linhas gerais, isso se refere ao trabalho de adotar estratégias e soluções inteligentes para aumentar o percentual de visitantes que efetivamente compram na loja, ampliando as taxas de conversão.

Isso não é conseguido apenas com vendas diretas, mas também com o aumento de cadastros, assinaturas de mailing ou qualquer tática que torne o cliente um parceiro perene. O CRO permite obter melhores resultados sem elevar os gastos com publicidade e não deve ser apenas uma medida esporádica, mas sim parte efetiva do planejamento e do marketing de qualquer empresa virtual.

Como CRO e SEO se combinam para melhorar sua taxa de conversão?

CRO e SEO estão intimamente ligados e isso já é encarado com naturalidade pelos mercados de e-commerce mais desenvolvidos do planeta. Se o objetivo principal do CRO é aumentar a taxa de conversão, os resultados podem ser muito melhores se o número de visitantes for alto, e essa é a meta principal do SEO.

Além disso, o SEO ajuda a ter visitantes mais qualificados e, obviamente, muito mais propensos a tomar uma decisão de compra do que os usuários menos qualificados, que só estão em busca de informações ou nem têm a real consciência do porquê de terem ido parar no seu site.

Como integrar SEO e CRO?

Integrar SEO e CRO contempla diversas atitudes. Uma das principais é o trabalho adequado de palavras-chave, que são essenciais no ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca da internet. Além disso, uma página de destino eficiente utiliza as palavras-chave para permitir que os usuários realmente saibam que estão no lugar certo.

Focar em um único produto ou serviço também ajuda bastante, porque faz com que suas mercadorias não fiquem competindo umas com as outras nos buscadores. Por essa razão, foque suas campanhas em itens que não guardam muita similaridade, pois os motores de busca tentam saber exatamente os diferenciais de cada página, ao mesmo tempo em que os visitantes querem encontrar o que realmente procuram.

Tenha uma descrição clara, com título relevante, atraente e, de preferência, com a melhor palavra-chave. Outro ponto é que o título meta nas SERPs — páginas de resultados de uma busca — deve coincidir com o título da página de destino.

Em suma, ao pensar em uma campanha de marketing digital, o CRO deve vir em primeiro lugar, para otimizar as suas páginas. Depois disso, você deve desenvolver suas estratégias de SEO, que precisam continuar encontrando visitantes qualificados para seu e-commerce.

Sem investir em CRO, todo esforço do SEO é anulado, pois uma experiência de compra ruim afugenta os consumidores. Porém, sem o SEO, você tem uma página otimizada, mas sem um número de visitantes significativo.

Quais as melhores práticas de CRO?

 

1. Teste versões de uma mesma página

Qualquer estratégia de CRO depende da arte de testar diversas versões diferentes para uma mesma página. Isso é essencial, pois permite mensurar o que está dando certo e o que não está funcionando como você esperava. Não tente gerir tudo sozinho: só é possível aumentar a taxa de conversão de maneira significativa aplicando experimentos no site.

Ao avaliar e reavaliar as versões das suas páginas, você descobre quais detalhes geram conversão. Os líderes do mercado fazem isso semanalmente, por meio de testes A/B. Neles, são produzidas duas versões do mesmo site e os números obtidos em cada uma delas são analisados: a que obtiver os melhores resultados é a que será utilizada.

2. Invista na segmentação

Investir em segmentação é outra forma eficiente de aplicar o CRO e aumentar a taxa de conversão. A internet é um meio dinâmico e os usuários odeiam perder tempo tendo que visualizar itens ou serviços que simplesmente não têm nenhum interesse para eles.

Considere que cada visitante tem um perfil e, com isso, costumes, demandas e desejos diferentes. Assim sendo, você deve concentrar os seus esforços em quem verdadeiramente está interessado em suas mercadorias.

Organize seu e-commerce, de forma a deixá-lo claro e organizado para o visitante:

  • Divida tudo por sessões;

  • Mantenha os menus bem claros e focados nos itens que tem mais procura;

  • Tenha cuidado com a poluição visual;

  • Evite o excesso de links;

  • Invista na confiabilidade das informações;

  • Garanta a facilidade na leitura, com descrições completas e precisas.

Não se esqueça ainda que, em se tratando do meio digital, a qualidade das imagens é um fator ativo para a decisão de compra.

3. Disponibilize conteúdo

Disponibilizar conteúdo interessante é uma das grandes tendências das lojas virtuais. Essa é uma forma de atrair clientes e melhorar a experiência de compra, pois a atenção e a disponibilidade de educar conquista o cliente, que aprecia receber e-books, newsletters, textos épicos e outros itens gratuitamente ao acessar seu site.

Além disso, essa tática ajuda a tornar a sua empresa uma referência na sua área, pois aumenta sua credibilidade e a confiabilidade do público, evangelizando a sua audiência e incrementando bastante a sua taxa de conversão.

4. Tenha um site responsivo

O novo consumidor cada vez mais realiza compras por meio de seus smartphones e tablets. Logo, quem não tem um site responsivo não está oferecendo uma boa experiência para os usuários. Por essa razão, investir em mobile também é considerada uma estratégia eficiente de CRO.

Todo o seu conteúdo deve se adaptar para o tamanho de tela na qual ele está sendo visualizado. Isso inclui imagens, descrições, artigos e até o carrinho de compras. Assim, você diminui as chances de os internautas abandonarem suas páginas e aumenta sensivelmente a sua taxa de conversão.

Como vimos, o CRO depende de um processo minucioso e contínuo de testes e melhorias. Um bom planejamento do CRO aumenta as possibilidades de lucro do seu negócio pela melhoria da sua taxa de conversão, criando uma marca mais forte no mercado.

Gostou deste artigo? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

cta