O que leva um empreendedor de loja física começar a vender online?

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Decidir ampliar os negócios é um grande desafio para qualquer empreendedor.

E, para quem tem uma loja física o medo de que algo dê errado é ainda maior, pois arriscar as primeiras vendas pela internet requer um estudo intenso de mercado, além de um investimento que consiga manter de forma saudável seu negócio.

Mas, o e-commerce cresce cada dia mais no Brasil e em todo mundo, o que de fato é uma boa notícia para o empreendedor de loja física, que ainda tem receio de investir nesse tipo de mercado.

Confira os motivos pelos quais sua loja física deve também estar no mercado digital:

 

1. O mundo atual é online

 

É fato que nos dias de hoje todo mundo, ou grande parte dele, está conectado tecnologicamente.

Em meio a tantas pessoas, uma loja virtual com um bom SEO, patrocínios em ferramentas como Facebook e Google, é o necessário para atingir o público que seu negócio almeja em qualquer lugar, hora ou país.

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2. O consumidor procura a internet para decidir sua compra

 

Em pesquisa realizada pela Accenture, 88% dos consumidores norte-americanos realizam pesquisas online sobre seus produtos para decidir se irão finalizar a compra em uma loja física ou virtual.

 

Como o empreendedor físico provavelmente já deve ter se atentado, os preços online normalmente são mais atrativos, além de oferecer facilidades de mobilidade ao cliente.

 

Desta forma, uma ótima estratégia para que as suas vendas físicas possam vir a somar ainda mais com a digital, é preparar um catálogo completo dos produtos que sua loja já trabalha, pois essa pode ser a segurança que os clientes receosos podem encontrar ao comprar ao acaso na internet.

Os empreendedores dos conjuntos lojas físicas e virtuais podem ainda realizar promoções simultâneas e fazer propaganda levando do e-commerce para o endereço físico e vice-versa, uma imensa vantagem quando se é possível atender os dois tipos de públicos.

 

3. O alcance digital é maior

 

A loja física de pequeno e médio porte têm um alcance programado para atingir um bairro ou uma cidade, mas em uma loja virtual a tecnologia permite a todos os clientes que tem uma afinidade com sua marca e produtos poderem realizar suas compras com maior comodidade, no sofá de casa, no trabalho ou qualquer no mundo.

Se como empreendedor seu desejo é tornar sua marca a nível nacional ou até global, ampliar seus negócios para uma loja virtual pode ser uma ótima alternativa.

 

4. A internet tem a mágica de ter produtos exclusivos

 

Imagine que você mora em uma nova cidade e em sua antiga residência era possível achar um produto que nessa atual não é vendido em canto algum.

Nesse caso, fica muito mais fácil comprar o item regional online, por exemplo.

Como a regra também é a mesma para produtos antigos, raros e difíceis de encontrar que, podem apresentar um número muito maior de colecionadores e vendedores com disponibilidade de modelos que a loja física muitas vezes não torna possível.

Agora, coloque-se no lugar do seu cliente, as facilidades do mundo virtual ou um deslocamento até o endereço físico sem ter certeza que será possível encontrar o item desejado?

 

 

5. O empreendedor físico e digital amplia seus canais de atendimento

 

Com uma loja física é possível que sua marca esteja presente nas mídias digitais, com um atendimento personalizado por e-mail e com o tradicional por telefone.

Mas, o e-commerce permite ir muito além.

É possível, por exemplo, atender seus clientes por FAQ, atendimento online robótico, e-mail, telefone, redes sociais e outros com uma exposição imensa de compartilhamentos de bons atendimentos ao cliente formando uma propaganda “gratuita”.

 

6. “Estamos sempre prontos a atender! ”

 

Outro fator que colabora para o empreendedor físico começar a vender online é a flexibilidades de horários.

A loja física é limitada a dias e horários específicos para abrir e fechar, na loja virtual é possível estar conectado 24 horas por dia, 365 dias por ano com seu consumidor dependendo da configuração de atendimento escolhida.

 

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7. Sua experiência com vendas conta muito

 

Você já empreende com negócios digitais, portanto já entende toda a temática das vendas.

Ao seu lado já existe todo o background necessário para vender online, até na frente que empreendedores novatos que recém abriram seus negócios.

Então, por que não tentar?

Seus anos de experiência no mercado físico contarão e muito a favor do seu início com o mundo do e-commerce.

 

8. Seu estoque já existe, seus clientes também!

 

O fato que além de experiência, o estoque é muito importante e, pressupondo que você já empreende no mercado físico, seu estoque próprio já está pronto.

 

No caso de criar uma loja online, é possível repartir seu estoque existente e economizar bastante dinheiro.

 

Além disso, você já tem clientes que admiram sua marca, adquirem seus produtos e que podem ser estimulados a comprar online por meio de descontos, propagandas e promoções.

Afinal, se sua loja física te dá ótimos frutos e seu desejo é ampliar e inovar nos seus negócios, o mercado digital pode ser uma ótima alternativa.

 

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