Saiba como funciona o Desconto Progressivo

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*Conteúdo atualizado em 18/01/2016

Motivar os clientes com promoções durante o processo de compra é um desafio bastante complexo. O lojista precisa ser criativo e gerar um conteúdo que incentive o consumidor a comprar mais em uma mesma transação ou, ao menos, voltar o mais rápido possível para as próximas. O Desconto Progressivo é uma excelente forma de incentivar os clientes a comprarem mais do que haviam previsto inicialmente.

Este mecanismo de impulso deve fazer sentido para o consumidor e não desgastar a margem do lojista, afinal uma promoção só é válida se um dos lados ganha na aquisição e outro não perde por motivá-la. Parece confuso, mas a questão é gerar campanhas focadas em um volume estratégico.

Através do Desconto Progressivo, o lojista poderá montar uma campanha totalmente direcionada para o volume de compras na mesma transação. Trata-se de uma regra de desconto conforme a quantidade de itens vendidos, independente de vínculo com uma compra principal, ou seja, não estamos falando de um COMPRE JUNTO ou VEJA TAMBÉM, mas de uma campanha que incentiva o consumidor a comprar mais em qualquer categoria do site.

É simples, veja este exemplo: Imagine três faixas de desconto que variam de acordo com uma tabela como esta:

  • 0 a 3 produtos – Desconto de 5%
  • 4 a 6 produtos – Desconto de 10%
  • Mais de 8 produtos – Desconto de 15%
  • O impulso gerado aqui é instantâneo e se aplica a qualquer segmento, pois não obriga o consumidor a permanecer em uma única categoria, mas simplesmente motiva a seguir comprando na loja.

    Caso a loja trabalhe com produtos que automaticamente tendem ao volume pela unidade e não na loja toda (alimentos, bebidas, etc), existe um ajuste nesta modalidade que direciona o desconto para o volume em um mesmo produto. Por exemplo:

  • 1 unidade – R$ 10,00 (valor original)
  • 3 unidades – R$ 8,95 (por unidade)
  • 5 Unidades – R$ 7,95 (por unidade)
  • Outra modalidade está vinculada a fatores que fazem o consumidor voltar na loja o quanto antes para novas compras. Diferente do primeiro caso (um tipo de campanha não interfere na outra, podendo executar ambas), aqui estamos falando de um sistema de pontuação cumulativa para novas transações, ou seja, além do apelo que pode ser gerado na mesma transação, os clientes da loja terão motivos para voltar e seguir comprando.

    Neste momento, a regra estabelecida consiste em indicar que a partir de um determinado valor de compra, o consumidor ganhará um valor pré-definido de pontos que por sua vez podem ser convertidos em cupons de desconto nas próximas compras. Tudo isso no ambiente de usuário, onde constam dados como o histórico de compras e quanto falta para atingir o desconto esperado.

    Na prática:

    A cada R$ 500,00 reais em compras, o consumidor ganha 5 mil pontos, sendo que a partir de 10 mil pontos, há possibilidade de conversão em cupons que garantem 20% de desconto nas próximas compras.

    Todas as regras são pré-definidas pelo lojista, então poderão ser montadas de forma estratégica e benéfica para ambos os lados.

    No fim do processo, é provável que você tenha uma lista de clientes “especiais”, e então poderá desenvolver ações que comtemplam estes clientes.

    Através de cupons de desconto com prazo indeterminado, é possível vincular um percentual de desconto ao login de determinados usuários. Isto vai garantir que ao inserir os produtos no carrinho, o consumidor possa utilizar o cupom (digitando o código antes da finalização da compra) em todas as suas compras. Novas regras podem ser estabelecidas aqui, como um valor mínimo de compra, mas estamos falando de um processo de relacionamento, então, quanto mais amplas forem as regras, maior o índice de recompra e este é um número muito desejado. Dessa forma você não fica limitado a investir apenas em novos clientes (algo muito caro na maioria dos segmentos), mas estruturando uma base forte, com consumo ativo e quase recorrente.

    O desafio vai muito além da mera formatação das regras, mas de unir um conjunto de fatores que garantam margem ao lojista e motivação aos consumidores, uma conta que nem sempre fecha. Porém, a questão aqui não é definir o mais correto para o seu negócio, mas indicar possibilidades que podem gerar novas oportunidades.

    Ativando o Desconto Progressivo na Plataforma EZ Commerce:

    1. Vá em Ferramentas – Desconto Progressivo;

    2. Coloque as informações básicas da campanha;

    3.Selecione o Comportamento da Campanha que mais lhe agrada (Normal ou Exclusivo); Clique em Configurar produtos participantes – Filtrar Produtos;

    4. Faça uma breve Descrição.

    por Gabriel Trindade
    Gerente Comercial da EZ Commerce