Saiba já como integrar loja física e loja virtual

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O aumento das lojas de varejo online, buscando atender a demanda dos consumidores mais exigentes, nunca esteve tão acelerado. Assim como ter um site ou referência online é essencial para qualquer negócio, o comércio está lidando com uma transformação considerável na maneira de vender.

Ter uma loja virtual virou sinônimo de praticidade e comodidade para os clientes, assim como credibilidade para o lojista. Possuir loja física e loja virtual é uma maneira de estar presente em todos os canais, fortalecendo a marca e aumentando as vendas.

Mas você sabe como fazer essa integração? Sabe quais são as vantagens de possuir loja física e virtual? Então continue com a gente que vamos falar sobre tudo isso neste post!

A integração de loja física e loja virtual

No Brasil, existem milhares e milhares de lojas virtuais. Entretanto, para muitos empreendedores, fazer essa integração ainda parece muito complicado e burocrático. Se você também pensa assim, saiba que o processo de abertura de uma loja virtual nunca foi tão simples.

Dependendo do tamanho da estrutura do seu negócio, é possível escolher diversas plataformas para atender com eficácia. Desde aquelas prontas e baratas até as personalizadas e com maior custo e confiabilidade, existem opções para todos os gostos.

Após a criação do endereço eletrônico, vem o passo mais importante: a integração entre as duas realidades do seu negócio. Para isso, é crucial se atentar a 3 pontos essenciais:

Integração em software

Existe no mercado um tipo de sistema chamado de ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa em português), que tem como objetivo possibilitar uma administração integrada de todos os dados e processos do negócio em uma única plataforma.

Os sistemas ERP possibilitam, por exemplo, que quando uma venda for feita em qualquer uma das lojas, seja física ou virtual, uma atualização seja realizada automaticamente para todos os dados. Isso inclui tanto os dados de fluxo de caixa (como receitas e despesas) quanto inclusive o estoque, que pode ser uma grande dor de cabeça para muitos lojistas nessa integração.

Realizar o controle manual de um negócio presente em várias modalidades é praticamente impossível. Por isso, contar com um sistema de ERP é fundamental para ter domínio exato de tudo que envolve uma loja física com integração virtual.

Multicanal

Nos dias de hoje, as relações de consumo se tornaram amplas, fazendo com que os consumidores possam ser chamados de “multicanais”. Isso significa que seu cliente vai usar todos os canais que tiver à sua disposição para pesquisar, tirar dúvidas e comparar preços antes de realizar a compra.

Por conta disso, é essencial ter uma presença bem construída para que possa ser oferecido um serviço completo ao consumidor multicanal. Isso inclui ter redes sociais sempre atualizadas, atendimento por e-mail rápido e, principalmente, um site responsivo.

Uma vez que a maioria dos acessos à internet são feitos por meio de smartphones, ter um site que se adeque a essa plataforma é uma necessidade de primeira ordem.

Vinculação on-line e off-line

Diferentemente das estratégias de integração administrativa da loja, vincular as realidades on-line e off-line diz respeito à maneira como será feita a relação entre o negócio e o consumidor. Para isso, é possível adotar uma série de atitudes que permitam essa vinculação, como:

• Retirada de produtos na loja física: esse é um grande diferencial para os consumidores que moram perto do endereço físico e não pretendem aguardar a entrega ou pagar o frete;

• Manutenção das condições on-line e off-line: quando você tem essas duas realidades no seu negócio, é importantíssimo aplicar promoções e preços iguais para ambas. Isso não impede que sejam feitas campanhas específicas para uma modalidade, mas manter um padrão passa credibilidade para seu consumidor;

• Trocas de produtos comprados na loja on-line feitas na loja física: isso é comodidade para o cliente, que não precisará se envolver com entregas, despachos e outros aborrecimentos com o frete reverso. Como ambas as lojas são integradas via ERP, não há complicações para a empresa;

• Divulgação da loja virtual nos produtos vendidos na loja física: essa é uma maneira de converter seus clientes presenciais em virtuais. Utilize embalagens e cartões com o endereço virtual do seu negócio.

Por que criar uma loja virtual

Como já falamos, cada vez mais o comércio on-line vem crescendo no Brasil. Mas se você ainda não está convencido, apresentaremos agora 6 motivos para criar uma loja virtual:

1 – Seu público já está on-line

No Brasil, mais da metade da população já tem acesso à internet. Esse é um número considerável se formos analisar os comportamentos de consumo do brasileiro.

2 – Seu público pesquisa compras on-line

Os padrões de consumo mudaram — dentre eles, a maneira como os consumidores realizam pesquisas antes de comprar algum produto. Segundo um estudo da consultoria Accenture, quase 90% dos norte-americanos já realizaram algum tipo de pesquisa na internet antes de se decidir pela compra de algum produto. No Brasil, essa realidade não é diferente.

3 – O alcance on-line é muito maior

Indiscutivelmente, ter uma loja on-line abre possibilidades infinitas quando falamos de alcance de mercado. Enquanto uma loja física de médio porte está restrita a no máximo uma cidade, uma loja virtual não tem limites, podendo vender para consumidores em todo o mundo.

4 – Os horários são mais flexibilidade

Já pensou vender 24 horas por dia, 7 dias por semana? Enquanto uma loja física tem hora marcada para abrir e fechar, um e-commerce está sempre aberto. Adequando as estratégias de atendimento ao cliente para horários específicos, a realização de vendas on-line não tem limites de horário.

5 – O custo é mais baixo

Se você pretende expandir sua loja para uma filial ou algo do tipo, pense antes nas possibilidades de abrir uma loja virtual. O custo de operação de um e-commerce é muito mais baixo do que o de uma loja física. Aluguel, luz, água e quadro de funcionários são alguns dos fatores pelos quais você terá economia caso abra um negócio on-line.

6 – Produtos on-line são mais fáceis de encontrar

Para o consumidor, é muito mais fácil encontrar determinados produtos de maneira on-line do que em buscas em lojas físicas. E alguns produtos, inclusive, são encontrados apenas na internet. Ter uma loja virtual permite que você alcance, também, essas pessoas que buscam determinados produtos difíceis de se encontrar.

Se você está pensando em maneiras de ampliar o seu negócio, integrá-lo em loja física e loja virtual pode ser a jogada certa.

Tem alguma dúvida sobre essa estratégia?

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