Saiba o que é a Omniera e prepare seu ecommerce para a evolução do mercado digital

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De acordo com os especialistas de mercado, a evolução do varejo se dará por um novo ciclo: A Omniera.

O varejista já está acostumado a muitas mudanças ao longo dos anos, desde a consolidação das lojas físicas, os shoppings centers, as redes de consultoras, as franquias, as redes, vendas por catálogo, os marketplaces, e-commerces, mobile, social commerce e tantos outros avanços tecnológicos do mercado físico e virtual.

As evoluções são muitas, mas todas as modalidades tinham especificidades para cada público  e sempre foram tomadas estratégias que não refletiam  de forma fidedigna os consumidores que escolhiam diversos canais para realizarem sua compra.

Por esse motivo, a Omniera, tendência do mercado, torna possível de forma organizada e engenhosa a presença de qualquer empresa nos mais diversos canais de negócio, seja online ou offline e o melhor, em qualquer lugar por 365 dias do ano por 24 horas.

Desta forma, fica mais fácil para o consumidor conhecer as marcas, estudar os produtos e até mesmo compará-las, existindo a possibilidade de opinar sobre sua experiência de forma positiva ou até mesmo negativa, ajudando os demais clientes a tomarem uma decisão de compra.

Na Omniera, o cliente está sempre no centro das estratégias de produtos e negócios, tudo é pensado para que as marcas e empresas se tornem apenas meios para que os consumidores, interessados em saber mais, buscando por comodidade e conveniência na hora de sua compra, sejam levados a uma jornada de consumo que não diferencia uma loja online ou offline.

A Omniera transformou de fato o modus operandi das empresas que alinharam de forma coordenada, todas as suas ações de marketing para os diversos canais que atuam.

Não é difícil observar que o empreendedor já pensa em trocar o banner da loja virtual, em conjunto com a mesma propaganda via mídias sociais e seu comércio físico, por exemplo.

Aliás, muitas dessas marcas nasceram no meio digital e depois marcaram presença no varejo, inclusive com caixas de autoatendimento nos pontos de venda.

É claramente a integração do físico e digital, pois para o cliente neste caso, não importa o canal, no ambiente da loja virtual ele terá a sensação do presencial e vice-versa.

O primordial é manter a experiência de jornada de compra com sucesso, de forma adaptada ao meio que se refere.

A Omniera tem o foco prestado aos consumidores, já que vender o vestido mais bonito do mercado ou oferecer um brinde ao cliente que vai à sua loja, não é mais garantia de preferência do cliente.

É necessário nesta nova era, aumentar a sensação de satisfação do consumidor por meio do entendimento do perfil individual e claro, da proposição de ganho personalizada.

Por sua vez, a empresa que conhece o perfil dos clientes como hábitos, valores, atitudes e comportamentos, sabe o que deve oferecer a mais, quais categorias não ofertar, quais as formas de pagamento de preferência ou ainda, qual faixa de preço agrada mais. O lojista tem o consumidor na mira do seu negócio.

O cliente deseja ser impactado pela compra, não é difícil observar atualmente nas mídias digitais o compartilhamento da experiência de receberem suas mercadorias compradas na internet e a emoção no momento de abrir o pacote.

De forma geral, essas demonstrações acabam se tornando virais e alcançam potenciais novos consumidores de forma espontânea.

Com as empresas brasileiras acostumadas a utilizar o Omni Channel desde 2015, o aumento do tíquete médio de compras dos seus clientes é bastante alto.

O Omni Channel é uma evolução natural do conceito do multicanal, pois é completamente focada na boa experiência de compra para o consumidor em todos os canais disponíveis de determinada marca.

Ou seja, o conceito que, faz parte da Omniera é totalmente inovador no que diz respeito das possibilidades de interação do cliente com a empresa e sobre seus gostos e particularidades acima de qualquer coisa.

Outra curiosidade é que as empresas que atuam nesse modelo, os clientes que compram em apenas um canal são minoria em sua base, ou seja, enquanto os compradores revezam a intenção de compra em diferentes canais oferecidos por uma mesma empresa os números chegam na casa dos 80%.

O que costuma deixar o consumidor seguro é perceber que existe a vantagem de compra em um canal e troca em outro, por exemplo, a facilidade da ação transforma o indivíduo para a recompra.

As lojas que passaram do Single Channel ou Multi channel para o Omni Channel notaram que o LTV (Lifetime Value) dos seus clientes aumentou desde que as lojas passaram a colocar o consumidor no centro do negócio, ou seja, na Ominera.

Mas, o que são os Single Channel, Multi Channel e Cross Channel?

 

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Single Channel

No passado, o consumidor tinha por base de relacionamento com uma empresa um único canal, pois não era esperado, ou até mesmo desejado, que mais alguns canais participassem ativamente na experiência de compra.

Ou seja, o cliente procurasse uma loja física para conversar sobre um pedido online realizado por essa mesma empresa, não haveria integração e seria necessário a utilização do mesmo canal, no caso online, para resolução do seu problema.

Mas, atualmente as empresas têm procurado se adaptar que seus consumidores não desejam mais uma relação mono canal e, passaram a entender que a nova era pedia um ciclo de interações entre variados canais.

Além de vários canais para resolução de problemas ou possibilidades de compra e retirada de mercadoria, o “novo consumidor” deseja ter uma experiência diferenciada com a marca, não mais com o canal.

 

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Multi Channel

Diferentemente do Single Channel, o Multi Channel se caracteriza como a metodologia que a empresa ofereça mais que uma opção de canal para seus clientes.

Essa aproximação através de vários canais busca potencializar o desempenho de cada um e envolver ainda mais os clientes; o imprescindível é pensar estratégias adequadas para cada canal que podem ser gerenciados em único local ou separadamente. Afinal, cada cliente tem seu jeito preferido de interagir com a marca.

Porém, o fato da empresa utilizar múltiplos canais para conversar com os seus clientes, não é a garantia que o foco seja entregar uma melhor experiência de compra, levando em consideração uma consistência entre os diversos canais.

A diferença do Omni Channel para o Multi Channel se dá basicamente pela entrega da empresa em oferecer múltiplos canais de acesso, mas com dois fatores: Consistência e foco no tipo de dispositivo utilizado, além de não mostrar diferença entre os canais de compra online e offline.

 

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Cross Channel

O Cross Channel é uma evolução do Multi Channel, nesse conceito o cliente não se importa exatamente com o canal que ele aprecia a oferta, e sim com a experiência da compra.

As empresas que não mantém uma estratégia sólida em Cross Channel, brigam no mercado apenas pelo preço dos seus produtos, e não transmitem uma mensagem de marketing de forma clara e concreta ao cliente.

Em um estudo feito pela Deloitte, ficou claro que os consumidores que tiveram acesso ao Cross Channel gastam 82% mais do que os que compram em lojas tradicionais, ou por assim dizer, Single Channel.

 

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Mas, por que é tão importante oferecer diversos canais ao seu cliente?

Como falamos anteriormente, observando os desejos e demandas dos consumidores atualmente, é indispensável que qualquer empresa esteja preparada para conquistar não só vendas, mas também o cliente em um todo.

Lembre-se que os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscam pequenos detalhes que, caso seu negócio ofereça, o mesmo apresentará competitividade e diferenciação do resto do mercado.

Quando o empreendedor oferece diferentes canais, as garantias de coletar informações sobre as preferências dos seus consumidores são maiores.

A análise de perfil assertiva, possibilitará estratégias que serão voltadas totalmente a cada público do seu negócio, o que significa mais vendas.

 

Seu negócio está preparado para a Omniera?

 

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