Saiba tudo sobre funil de vendas no e-commerce

Atrair clientes é o que toda empresa deseja. E ter por perto aqueles que realmente se interessam pela sua marca (e têm fortes intenções de compra) pode ser o grande diferencial para o negócio.

Para converter uma venda, muitas vezes é preciso utilizar diversos recursos diferentes que envolvem estratégias de marketing, o próprio atendimento ao cliente e, claro, a qualidade do produto. Mas nem sempre essas condições se mostram favoráveis à sua loja e, por isso, é importante que o seu funil de vendas esteja funcionando de forma equilibrada, para que as suas vendas cresçam gerando conversões e lucros.

O caminho que o cliente percorre para finalizar uma compra pode ser longo e envolver diversas ações. E você precisa entender que não basta (principalmente para o faturamento do seu e-commerce) o tempo ou o grau de envolvimento do consumidor com a marca se essas ações não forem convertidas em vendas. E é aí que surge o questionamento: como fazer com que o consumidor se torne um cliente, fiel à empresa, e realize compras ?

A resposta pode ser mais simples do que você imagina: aposte na construção de um funil de vendas estratégico e eficiente. Para que isso aconteça é preciso que a sua empresa se envolva com diversos fatores determinantes para o sucesso do seu negócio. O primeiro deles é conhecer a jornada de compra do cliente, que, em geral, é constituída por quatro etapas:

1. Aprendizado e descoberta: o comprador ainda não sabe muito bem o que deseja e é preciso despertar o interesse dele por algum assunto e fazer com que perceba que tem um problema ou uma boa oportunidade de negócio.

2. Reconhecimento do problema (e da necessidade de adquirir algo para solucioná-lo): nesta etapa o comprador identifica que tem um problema/oportunidade de negócio e começa a pesquisar mais sobre esse problema e sobre possíveis soluções.

3. Consideração da solução: depois de identificar algumas possíveis soluções para resolver aquele problema, o consumidor começa a avaliar essas alternativas. Nesta etapa, é importante também conseguir criar um senso de urgência grande junto ao comprador (oferecer os produtos, fazer com que os artigos da loja sejam encontrados e vistos pelo consumidor). Caso contrário, ele pode apenas identificar que tem uma solução para o problema dele, mas não se empenhar tanto assim em resolvê-lo.

4. Decisão de compra: aqui o comprador decide qual das opções é melhor para seu contexto. É importante nesta etapa ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma das soluções.

Ao conhecer a sua jornada de compra é possível garantir que as etapas de venda aconteçam de maneira correta e a empresa invista tempo nos prospects certos para a marca. Depois, para ter ainda mais sucesso, é preciso que a empresa ofereça as informações necessárias para convencer o cliente da sua necessidade de compra.

O funil de vendas pode fazer mais por você

Trabalhar com um funil de vendas possibilita que as áreas de marketing e vendas atuem de forma alinhada, gerando eficiência na conquista de clientes. A plataforma da EZ Commerce, por exemplo, oferece diversos recursos para que esses setores exerçam suas atividades de forma efetiva no mercado de e-commerce (e auxiliem a estratégia do funil de vendas da empresa). A plataforma permite, por exemplo, que você conheça melhor o cliente reunindo informações sobre ele, os produtos comprados, as formas de pagamento utilizadas e a entrega preferida, em uma interface prática e intuitiva.

A estratégia de seguir o cliente desde o momento em que ele toma conhecimento dos produtos vendidos pela sua loja até a finalização da compra parece interessante, certo? Portanto, continue conosco, aprenda como usar o funil de vendas e saiba quais são as ferramentas que podem ajudar nesse processo.

A essência de tudo é induzir os consumidores a comprarem os seus produtos. E é certo que cada um deles passará pelas quatro etapas destacadas acima. Ou seja, pelos quatro níveis do funil de vendas, que separam aqueles consumidores visitantes (que não estão interessados em contatar a empresa e não sabem que tipo de empresa desejam contatar), dos leads (pessoas que já conhecem a sua empresa e desejam descobrir qual a melhor solução para o seu problema), da oportunidade (momento em que podem ser abordados pelo time de vendas), daqueles clientes já fidelizados (e convertidos).

Quando as quatro etapas do funil são pensadas para funcionarem de maneira integrada, o processo de transformação de leads em clientes é muito mais rápido. E agora que você já conhece os possíveis perfis de consumidores é preciso realizar o melhor planejamento para a sua marca conquistar esses consumidores.

Entenda como aplicar o funil:

Para aplicar o funil de vendas é preciso, primeiramente, realizar um plano de marketing digital que envolva a análise de mercado, o público-alvo e as pessoas que visitam a sua loja, pesquisa de palavras-chave, valor de investimento da campanha, ferramentas e canais disponíveis para publicação. Depois, é importante acompanhar os seus consumidores em potencial, visualizando todas as etapas do funil. Com essas informações em mãos, as equipes de marketing e vendas conseguem agir de maneira precisa com a construção de campanhas, promoções e outras ofertas diferenciadas.

Para facilitar o armazenamento desses dados e facilitar o fluxo de informações do seu funil de vendas (do primeiro ao último nível) é possível utilizar uma ferramenta como um Customer Relationship Management (CRM), no Brasil chamado de Gestão de Relacionamento com o Cliente, onde você gerencia e analisa as interações com os seus consumidores, antecipa suas necessidades, otimiza a rentabilidade, aumenta as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes.

Logo após, você pode realizar uma mensuração de resultados e verificar o desempenho do seu negócio ao utilizar a estratégia do funil de vendas. Se ele estiver baixo, é possível fazer ajustes. Se ele estiver alto, siga em frente conquistando consumidores oferecendo o melhor da sua loja virtual.

Gostou? Contate a EZ Commerce e conheça os melhores recursos para criar estratégias de marketing e vendas.

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