Vender em Marketplaces: saiba quais são as vantagens

Web

O marketplace é como se fosse um shopping virtual. Essa nova modalidade de comércio eletrônico agrupa em um único site diversos lojistas e os seus respectivos produtos. Pela facilidade de se vender neles e pelo respeito que já possuem junto aos consumidores e ao mercado, os marketplaces ganham cada vez mais destaque e espaço dia após dia na internet.

Eles apresentam para os pequenos e médios e-commerces a possibilidade de se destacarem mais no varejo online ao exporem os produtos desses lojistas. Para entender os benefícios e as vantagens que você ganha ao vender os seus produtos em marketplaces, veja agora mesmo os pontos que destacamos abaixo.

Mais visibilidade ao expor no marketplace

Para os gestores dos pequenos e médios e-commerces, nem sempre é fácil se destacar no cenário do varejo online onde os grandes players já dominam e possuem maior visibilidade em relação aos menores. Ao expor os seus produtos em uma vitrine com maior visibilidade, as chances de aumentar as vendas sobem e a sua marca passa a figurar entre os maiores.

Baixo investimento para iniciar a operação

Para que você inicie as vendas dos seus produtos em um marketplace, basta negociar a comissão sobre as vendas e integrar a sua plataforma de e-commerce com a dele. A partir daí, o marketplace oferece para o lojista uma vitrine pronta para que os seus produtos sejam expostos.

Alto retorno se comparado ao investimento

Se compararmos a taxa de investimento que é feita em áreas como o marketing, a mídia e a tecnologia para que seja possível alcançar a audiência de um marketplace já consolidado, podemos afirmar que para o lojista menor vender o seu produto em uma vitrine maior possui uma margem de lucro que é alta e bastante atraente. Ou seja, é mais barato vender diretamente no marketplace do que tentar montar uma estrutura parecida para competir com ele.

Aumento no total das vendas

A partir do momento que os seus produtos ganham uma maior visibilidade no e-commerce, as chances das suas vendas aumentarem são reais. Pelo marketplace passam diversos novos visitantes e potenciais compradores para os seus produtos.

Produtos ganham mais relevância nos buscadores

Com os seus produtos em destaque, eles passam a ser mais procurados nos buscadores e isso aumenta o ranking tanto do marketplace quanto dos próprios itens. Assim, eles passam a ser mais facilmente encontrados.

Público e portfólio mais diversificados

Por reunirem uma diversidade imensa de produtos, os marketplaces acabam sendo um ponto de encontro virtual de muitos tipos de públicos. Isso faz com que os produtos possam ser objetos de desejo não somente de um nicho, mas de outros mais. Além disso, o público que acessa os marketplaces é mais numeroso e isso significa uma maior possibilidade no aumento das vendas.

Crescimento no negócio de nicho

A partir do momento em que um nicho passa a crescer demais, outras demandas podem surgir com isso. A segmentação de nichos já estabelecidos cria a necessidade de novos produtos e você poderá apostar nisso para aumentar as suas vendas.

Consumidor mais confiante para fazer compras online

Com os casos cada vez mais frequentes de fraude no e-commerce, os consumidores preferem fazer compras nas lojas que já conhecem do que nas lojas menores e ainda desconhecidas do grande público. Ao vender os seus produtos em um marketplace, você contorna essa situação de insegurança e tem uma excelente oportunidade para apresentar os seus produtos por meio de uma vitrine já reconhecida e bem aceita no mercado.

Aliás, os grandes varejistas online são os maiores beneficiários da confiança do consumidor, que por vezes preferem pagar mais em suas lojas do que menos em e-commerces menores e que não sabem se são confiáveis. O ambiente do marketplace proporciona essa confiança para o consumidor e assim a sua marca também passa a usufruir desse benefício.

Infraestrutura sólida do marketplace

A criação e a manutenção de uma loja online são mais complicadas para um lojista que está começando a empreender no ambiente virtual. Todo o processo que envolve a criação, a gestão e a manutenção de um e-commerce precisam ser resolvidos antes que a operação da loja de fato comece. Ao vender os seus produtos em um marketplace, você já aproveita da estrutura do parceiro para iniciar com alguns passos a frente.

Apoio e suporte técnico especializado

A estrutura já consolidada do marketplace permite que ele dê o apoio e o suporte técnico especializado, que são necessários para o bom funcionamento do e-commerce como um todo. Ter times que façam essas atividades custa um alto investimento e com o apoio deles é possível enfrentar altas demandas de compras, altos volumes de vendas e principalmente, ajudar os consumidores a sanarem suas dúvidas e problemas com pagamentos.

A logística pode se tornar um processo mais simples

Dependendo do nível de parceria com o marketplace onde você pretende vender o seu produto, ele pode fornecer uma equipe que te ajudará a gerenciar melhor as entregas para que elas não sejam feitas com atraso. Essa parceria é feita, pois a venda envolve tanto a sua imagem quanto à do próprio marketplace, por isso, para ele também é importante que você cumpra as metas e os prazos.

Parceiro para conectar-se aos marketplaces

A plataforma de e-commerce da EZ Commerce é a mais conectada com os marketplaces. Ela pode integrar a sua loja com mais de 16 vitrines virtuais já consolidadas. Além disso, a plataforma da EZ Commerce foi eleita como a melhor plataforma do país integrada ao MercadoLivre no ano de 2015.

Nessa plataforma, tudo funciona de forma simples e rápida. Basta cadastrar os seus produtos e por meio dela selecionar quais serão anunciados em cada uma das vitrines. Com uma gestão de catálogos independente, você define a estratégia comercial dos seus produtos de acordo com cada perfil de consumidor e de cada marketplace, oferecendo assim soluções específicas para cada tipo de público.

Agora que você já conhece as vantagens dos marketplaces, assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail as novidades da EZ Commerce.