86% dos internautas compram em lojas virtuais

86% dos internautas brasileiros

Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE e-commerce, 86% dos internautas já realizaram compras em lojas virtuais. O estudo, que entrevistou 406 internautas, em nove metrópoles brasileiras, também apontou que a grande maioria das pessoas que consomem via web (65%) pertence a classe AB, com 18% residindo em São Paulo e 16% no Rio de Janeiro/Belo Horizonte.

“Dos entrevistados na pesquisa, 38% afirmaram utilizar smartphones para pesquisar informações sobre produtos e serviços de comércio eletrônico, enquanto 18% o fazem por meio de tablets. O computador ficou bem à frente de ambos, sendo utilizado por 98% das pessoas entrevistadas”, salienta Alexandre Crivellaro, diretor executivo do IBOPE e-commerce, divisão do IBOPE focada em varejo on-line.

De acordo com a pesquisa, a possibilidade de comprar um produto sem precisar sair de casa é um diferencial para comprar pela internet. 93% dos entrevistados afirmaram que a comodidade é um dos principais motivos para eles realizarem comprar em lojas virtuais. Com 66% e 85%, respectivamente, produtos mais diversificados e preços mais acessíveis também foram razões apontados pelos internautas entrevistados.

No entanto, adquirir uma mercadoria sem poder testá-lo ou tocá-lo se configura no principal motivo para 84% dos internautas não comprarem on-line, assim como o receio de não receber o produto (56%) ou mesmo a falta de opção para agendar a entrega do item (54%).

Quando ocorre algum tipo de problema com a aquisição, a maior parte dos internautas respondeu que procura resolver por e-mail ou chat, enquanto um 33% se utiliza do SAC e somente 7% postam a questão nas redes sociais.

Fonte: E-Commerce News