Lojistas brasileiros rejeitam 7% das compras online

Segurança em lojas virtuais

Segundo pesquisa realizada pela CyberSource, empresa do Grupo Visa, os lojistas brasileiros rejeitaram 7,1% dos pedidos de compra no primeiro semestre em lojas virtuais. No mesmo período do ano passado, 5,6% dos pedidos não foram aprovados. O estudo indica que o índice brasileiro está acima do registrado em mercados mais desenvolvidos – como os Estados Unidos que atingiu 2,7% – mas um pouco abaixo da média da América Latina, que ficou em 8,3%.

A empresa calcula ter evitado R$ 250 milhões em fraudes nos últimos 12 meses. O sistema financeiro determina que a loja fica com o risco em compras feitas sem a captura presencial do cartão.

Ainda de acordo com a pesquisa, a relação entre a receita total de lojistas brasileiros com o comércio eletrônico e as perdas com compras fraudulentas é de 1,08%, levando em consideração os dados do primeiro semestre deste ano.

Além disso, mesmo que diversos sistemas de prevenção estejam sendo utilizados, o crescimento do comércio eletrônico na América Latina e a vulnerabilidade superior comparada aos EUA atrai os golpistas. A pesquisa aponta também que 31% dos pedidos de compra das lojas precisam passar por uma revisão manual que decide se os aprova ou não. Na América do Norte, esse percentual é de 26%.

A CyberSource acredita que quando o comércio eletrônico estiver mais protegido o alvo serão os pagamentos feitos com celular ou sistemas que armazenam dados na nuvem.

Fonte: Baguete