Vale a pena eliminar o boleto na Black Friday?

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OPÇÃO DE PAGAMENTO COM BOLETO

O processo de amadurecimento da Black Friday no Brasil é nítido. As lojas se preparam com antecedência, tomam o espaço das mídias com mais responsabilidade e tentam eliminar a má fama das promoções “tudo pela metade do dobro”, voltando a conquistar a confiança do consumidor.

Vale destacar que a Black Friday não gera apenas resultados financeiros, ela também muda alguns conceitos que são o padrão durante todo o ano, mas que merecem sua atenção durante o evento.

Menos Boleto e Mais Cartão

Gerar descontos dependendo da condição de pagamento é uma prática comum no mercado, especialmente nos pagamentos à vista. Porém é preciso encarar o boleto como um pedaço de papel que dá o direito de o cliente escolher se paga ou não, gerando reserva de estoque e impossibilitando a venda para outros clientes.

Basicamente, aquilo que deveria ser um fator para impulsionar as vendas, pode se tornar uma redução considerável no seu resultado.

Eliminar o Boleto?

Talvez esta medida seja muito radical, mas boas práticas podem (e devem) ser copiadas quando beneficiam o consumidor.

Algumas lojas já oferecem mais desconto no pagamento com cartão de crédito em 1x do que no boleto. Esta solução é muito boa, pois além do valor mais baixo o cliente poderá ganhar até 30 dias para efetuar o pagamento.

O lado negativo, obviamente, se dá por conta de taxas de adquirentes, entre outros pontos, mas imagine o seu melhor produto (melhor preço, condição de frete, etc) com um estoque de 100 unidades, sendo que 70 foram compradas através do boleto. Em teoria, todos estes clientes poderão efetuar um pagamento em até 2 ou 3 dias, sem qualquer garantia de que isso realmente ocorra.

Fique atento para que detalhes no dia não prejudiquem o planejamento de um ano.